Boas Práticas de Alimentos aumentam lucro em até 40%

21/10/2016 16:37:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Ana Chaffin

Padrões de higiene necessários para garantir a segurança alimentar são ensinados

O pipoqueiro de 44 anos, Marilson dos Santos, aplicou os aprendizados do treinamento de "Boas Práticas nos Serviços de Alimento", oferecido pela Prefeitura de Macaé no Paço Municipal, e teve um acréscimo no seu lucro de 40%.

- Quando há aperfeiçoamento, como manuseio dos alimentos, por exemplo, há economia, o que gera, como consequência, o lucro. Hoje eu sou convidado para trabalhar em festas e eventos e a maioria alega me contratar pela limpeza, praticidade e até mesmo pela forma de me vestir. Tudo isso influencia a favor do acréscimo do rendimento de qualquer trabalhador, seja ele informal ou não - disse.

A capacitação, realizada pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária (Amvisa), tem como objetivo orientar os ambulantes já atuantes e os que estão em fase de cadastramento quanto aos padrões de higiene necessários para garantir a segurança alimentar, visando à saúde do consumidor.

O diretor de Alimentos da Amvisa, Croif Monteiro, ressalta que, este ano, o comércio informal tem sido uma alternativa para os profissionais do município. Segundo ele, a Amvisa procurou se antecipar e promover os encontros em maior frequência. "Este é o sétimo treinamento que realizamos este ano e o resultado está sendo gratificante. Cerca de 700 pessoas já foram beneficiadas", enumerou.

De acordo com o diretor, o curso é uma forma de orientar os ambulantes sobre noções de microbiologias e tipos de contaminações de alimentos; limpeza e higiene das instalações, equipamentos e utensílios; uso da água tratada; limpeza, saúde e uniformização dos manipuladores e medidas de controle para pragas urbanas.

"Além da praticidade e do aumento do lucro, os comerciantes informais se sentem valorizados no ponto de vista social e profissional, uma vez que eles são realocados no mercado de trabalho. E, principalmente, passam a ter mais consciência sobre a importância dos fatores de higiene, que ajuda a reduzir o número de ocorrências em hospitais de pessoas contaminadas por alimentos. Essa é uma medida de baixo custo e enorme alcance ", destacou Croif, acrescentando que esse resultado também se aplica na redução de denúncias, pois os locais estão cada vez mais adequados e dentro dos padrões.

Todos os participantes receberam o certificado de conclusão, que é um quesito obrigatório no processo de cadastramento e recadastramento de trabalhadores informais, realizado pela Coordenadoria de Posturas do município.

Para mais informações, a Amvisa está localizada à Rua José de Aguiar Franco, número 21/50, Costa do Sol - Macaé ou pelo telefone (22) 2762-0935.


Fotos Relacionadas