Caminhada noturna comemora padroeiro de Macaé

28/06/2016 09:31:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Rogério Peccioli

Parque Atalaia recebe caminhada nesta sexta-feira

Já separem as lanternas, as câmeras fotográficas e um calçado confortável para trilhas. A próxima caminhada Noturna no Parque Municipal Atalaia acontece na sexta-feira (1º de julho), a partir das 18h, conduzida e orientada pelo biólogo Henrique Abrahão Charles e com apoio da Guarda Ambiental Municipal de Macaé e da equipe técnica da Secretaria de Ambiente.

O secretário de Ambiente, Gerson Lucas Martins, enaltece a importância desta atividade que faz parte das comemorações do padroeiro de Macaé. “A caminhada, que é gratuita, vai celebrar a cidade. A ação é aberta a cada um que tenha interesse em conhecer um pouco mais do meio em que vivemos. É assim que nós buscaremos a preservação, é conhecer para preservar”, afirma.

Idealizador da atividade, Henrique Abrahão, que também é subsecretário de Ambiente, explica que a ideia era fazer um evento da secretaria que fosse gratuito e desse oportunidade às pessoas de conhecerem mais da flora e fauna do parque, com a proposta de mostrar os diferentes comportamentos da natureza a cada época do ano.

Para participar, não há necessidade de inscrições. Basta chegar ao local no horário marcado. Além da trilha, os aventureiros também participam de uma palestra. “É bom que cada participante leve carteira de identidade com o seu tipo sanguíneo e um número de contato em caso de qualquer eventualidade. É bom também que levem repelente, duas lanternas – preferencialmente de LED ou pilhas - e materiais para curativos. O vestuário também é importante: calça comprida, meias e tênis ou botas apropriadas”, explica Henrique.

Fotografias – Durante a caminhada, será possível registrar gratas surpresas escondidas em meio à mata. Algumas fotografias de caminhadas noturnas anteriores se transformaram na exposição “A biodiversidade do Parque Atalaia” e podem ser observadas no Macaé Shopping, no Alto dos Cajueiros.

O Parque
- O Parque Atalaia está localizado a 27 quilômetros do centro de Macaé, possui 235 hectares de mata fechada - uma das poucas áreas de Mata Atlântica ainda intactas no Estado do Rio. O parque fica na área da antiga Fazenda Atalaia e foi usado como o primeiro manancial de abastecimento da cidade com água potável. O parque mantém um acervo de imagens cedidas por diversos fotógrafos.