Campanha de Vacinação do idoso começa segunda-feira

22/04/2005 16:01:46 - Jornalista: Eny Maria Rios

O Ministério da Saúde inicia na próxima segunda-feira, dia 25 de abril, a campanha nacional de vacinação contra a gripe para idosos. A meta do governo federal é imunizar 10,6 milhões de pessoas. Em Macaé, a Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação de Saúde Coletiva, montou equipes para atuar nos diversos postos espalhados em todo o município.

As vacinas estarão disponíveis até o dia 06 de maio. Os idosos poderão aproveitar para serem imunizados também contra tétano, difteria e febre amarela. O Ministério da Saúde investiu R$ 223,1 milhões em toda a campanha deste ano com a compra de vacinas, publicidade e repasse de recursos para ações de mobilização nos municípios.

Com slogan “O importante é ter saúde – Vacine-se contra a gripe”, a campanha tem como público alvo pessoas acima dos 60 anos de idade, incluindo portadores de asma grave, doenças metabólicas crônicas como o diabetes, disfunção renal, portadores sintomáticos ou assintomáticos do vírus HIV ou outro estado de imuno-supressão.

De acordo com informações do secretário municipal de Saúde, o médico Fernando Diogo, essa campanha combate o vírus Influenza, tipo mais agressivo da gripe, que pode causar a pneumonia e até a morte. Segundo ele, a imunização contra a gripe começa 15 dias após a aplicação da vacina.

Conforme explicou Fernando Diogo, é importante que as pessoas se sensibilizem com a campanha, pois a gripe pode se transformar em problemas de saúde mais graves. O secretário ressalta ainda que ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a gripe é uma doença perigosa, que pode provocar complicações e até levar o paciente à morte.