Candidatos preenchem 1.420 vagas em 27 cursos do Cetep

03/06/2019 18:11:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Efetivação da matrícula será nesta terça-feira (4) e quarta-feira (5)

A efetivação da matrícula dos cursos presenciais oferecidos pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) será feita nesta terça-feira (4) e quarta-feira (5). Os candidatos que realizaram a pré-matrícula nesta segunda-feira (3) receberam um protocolo de agendamento com a data e o horário que deverão comparecer na Rua Alfredo Backer, 363 - Centro, das 8h às 18h. Foram oferecidas 1.420 vagas para 27 cursos gratuitos.

Todos os cursos tiveram vagas preenchidas em um curto período de tempo. Diante da ausência sem justificativa formal na matrícula, serão disponibilizadas nesta quinta-feira (6) e sexta-feira (7) as vagas remanescentes e as matrículas serão realizadas obedecendo a ordem de chegada dos candidatos.

No dia 26 de junho (quarta-feira), às 18h, no auditório da Cidade Universitária, será a efetivação de matrícula dos alunos que realizaram o pré-cadastro dos cursos que vão acontecer a distância. São eles: assistente de Operações de Logística Portuária, Tutoria Ead em Ambiente Moodle e Marketing Digital semipresencial. Na mesma data haverá aula inaugural.

Para a matrícula, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos: fotocópia de documento de identidade com foto 3x4 e cópias do CPF, carteira de identidade, além de comprovantes de residência e de escolaridade (histórico escolar), declaração de matrícula para quem ainda está estudando ou da série cursada.

Aos candidatos que já passaram por cursos no Cetep em 2017 e 2018, será facultada a entrega dos documentos necessários para inscrição, exceto a cópia da identidade e duas fotos 3x4. O candidato menor de 18 anos deverá ter a inscrição realizada por um responsável legal. Já o que estiver impossibilitado de comparecer à sede da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, que funciona no mesmo local do Cetep, poderá se inscrever através de procuração particular.

Cursos- As aulas serão iniciadas a partir de 12 de junho em locais como Cetep-Centro, Cetep-Barra e Cidade Universitária, além do polo de Cultura da Serra, em Glicério. Na área da beleza, o público terá a oportunidade de participar dos cursos em parceria com o Sindicato dos Cabeleireiros de Niterói. São eles: Maquiador, Cabeleireiro Assistente, Manicure e Pedicure, Design de Sobrancelha e Barbeiro.

Já os alunos dos cursos de Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas, Auxiliar de Saúde Bucal, além de Cuidador de Idoso fazem parte de estágios e participam de aulas práticas, algumas na Casa do Idoso.

Na lista também estão os de Produção Alimentícia Artesanal (geleias, doces e biscoitos), Básico de Panificação e Básico de Confeitaria, Auxiliar de Agenciamento de Viagens, Formação de Árbitros, em parceria com a Liga de Desportos de Macaé/ Região Norte Fluminense.Também serão ministrados os de Noções Básicas para Serviço de Recepção, Informática Básica e Tutorial Ead em Ambiente Moodle.

Outros cursos são de Assistente Administrativo Ead, Assistente de Operações de Logística Portuária, Marketing Digital, Gerenciamento de Projetos, Auxiliar de Administração e Noções Básicas de Recursos Humanos. Também fazem parte da grade Técnicas Básicas de Design de Interior, Costura para Iniciantes, Artes em Tecido e Linha feito à mão, Mimos e Lembranças em Biscuit e Pintura em Tela para Iniciantes.

O edital 002/2019 está disponível no site da prefeitura, dentro do link da Secretaria de Educação, e conta com todas as regras para o ingresso nos cursos. O material didático referente aos conteúdos teóricos dos cursos será fornecido gratuitamente pelo Cetep. Os materiais de consumo e permanentes necessários para as práticas individuais de alguns cursos deverão ser adquiridos pelos alunos, conforme orientação dos professores no primeiro dia de aula.