Capacitação visa Planejamento Estratégico 2017-2020

15/03/2017 12:00:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

Medida moderniza a gestão pública

Para contribuir com o Planejamento Estratégico de Macaé 2017-2020, representantes de diversos órgãos da prefeitura participam, nesta quarta-feira (15), de capacitação. Os próximos encontros estão agendados para os dias 22 e 29 de março, no Paço Municipal. A ideia é oferecer informações sobre o novo método, em ambiente web, de coleta de dados das secretarias. A iniciativa faz parte do programa de Indicadores Municipais, da Secretaria Adjunta de Patrimônio, que prioriza o planejamento, monitoramento e avaliação.

De acordo com a secretária de Patrimônio, Gisele Muniz, a proposta é que após avaliação da equipe de Planejamento Estratégico, os dados sejam transformados em informações para tomada de decisão. "O intuito é utilizar esse recurso para beneficiar a população com uma série de ações. Nossa base é o compromisso público do plano de governo. Também estamos preocupados com a eficiência e a transparência", acrescenta Gisele.

O desenvolvimento do sistema para implantação do Planejamento Estratégico 2017-2020 foi elaborado pela área de Tecnologia de Informação. A proposta é monitorar e acompanhar as políticas públicas na relação do serviço e atendimento ao cidadão. Para isso, está sendo utilizada a metodologia do marco lógico, referência do Instituto de Pesquisas Aplicadas, do Ministério do Planejamento.

A expectativa é que a apresentação do Plano Estratégico 2017-2020 seja realizada no segundo semestre deste ano.

O Programa

O Planejamento Estratégico 2017-2020 busca um avanço na forma de administrar a cidade, com estabelecimento de metas anuais e objetivos para cada área de gestão, de forma transparente e com possibilidades de acompanhamento pela população. A medida, que prioriza a modernização da administração municipal, segue quatro pilares: social, humano, político e gestão democrática.

Os resultados esperados são: resposta rápida aos cidadãos e Executivo, compartilhando responsabilidades, transparência e visibilidade, além do atendimento às necessidades e expectativas da população na resolução dos problemas.


Fotos Relacionadas