Caravana do Trabalho traz carreta com qualificação profissional

20/12/2018 15:58:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Rui Porto Filho

São 300 alunos inscritos no programa itinerante de qualificação profissional e social

Com a proposta de expandir a capacitação, utilizando modos alternativos de qualificação, a Carreta da Caravana do Trabalho ficou estacionada, nesta quinta-feira (20), na Praça Washington Luís. Para atender com mais conforto os 300 alunos inscritos no programa itinerante de qualificação profissional e social, as aulas são oferecidas em diversos pólos do município. Porém, a carreta foi o destaque desta semana e os alunos se dividiram em três turnos para receberem aulas de Português, Matemática e Ética e Cidadania. Macaé é a única cidade da região a receber o programa do Ministério do Trabalho.

Na oportunidade, os alunos também receberam orientações da secretária Adjunta de Trabalho e Renda, Ana Lúcia Ribeiro da Conceição, que falou sobre documentação, como se comportar em uma entrevista de emprego e até mesmo como entrar no mercado de trabalho. "É importante frisar sobre a importância da postura, vestuário, imposição de voz e elaboração de currículo. A gente percebe que essas questões ainda são dúvidas para muitos e fazem total diferença na hora de conseguir uma vaga de emprego", pontuou.

De acordo com a secretária Adjunta de Qualificação Profissional, Leandra Lopes, a principal dica é mostrar para o candidato que é preciso escolher o foco na área de atuação. "Apontar para uma área e investir nela é o que faz a diferença na hora de conquistar uma vaga. É necessário se especializar. Ter foco", destacou Leandra.

Em Macaé a realização dos cursos rápidos e gratuitos acontece em parceria com o Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep). As capacitações são para: Assistente Administrativo; Turismo e Hotelaria; Recepção do Cliente e Telemarketing. No total, a carga horária é de 200 horas, com dois meses de duração. Os participantes receberão certificados pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), que é parceira da iniciativa.


Fotos Relacionadas