Carnaval: ação da Saúde distribui 7,2 mil preservativos

28/02/2019 14:09:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

No Carnaval, cuidados contra doenças sexualmente transmissíveis devem permanecer

Todo cuidado é pouco durante a folia. E para conscientizar a população sobre a importância do uso de preservativos para evitar a AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, a Secretaria de Saúde realizou nesta quinta-feira (28), ações de orientação e distribuição de 7,2 mil preservativos. A iniciativa aconteceu na Praça Veríssimo de Melo.

Segundo dados do programa DST/Aids, o número de casos, principalmente, de HIV e Sífilis, tem sido maior entre a faixa etária de 21 a 41 anos, responsável por 70% dos registros. No ano passado, de 2.346 testes rápidos, 100 foram positivos para HIV e 340 para Sífilis.

O aposentado Dário Albino Ribeiro, 72 anos, falou sobre a importância do uso do preservativo. "Sempre usei camisinha. Tenho quatro filhos, dez netos e seis bisnetos. Passo a mensagem sobre esse cuidado para todos. Vamos cair na folia, mas não podemos descuidar da nossa saúde", frisou.

O programa DST/Aids conta com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), no qual é realizada testagem rápida para diagnóstico para Aids, Hepatites B, C ou Sífilis - com apenas meia hora o exame fica pronto. Para realizar o teste, não é preciso qualquer cadastro e o paciente, se preferir, nem precisa se identificar. Basta comparecer ao CTA e pedir a testagem.

Além dos testes e do acompanhamento dos pacientes, com médicos, psicólogos e assistentes sociais, o CTA realiza um trabalho de conscientização quanto à importância da prevenção. Quem quiser adquirir gratuitamente preservativos, basta ir até a sede do CTA na Rua Alfredo Backer 182, no Centro.


Fotos Relacionadas