Carnaval exige atenção de condutores e foliões

04/02/2016 16:05:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Arquivo Secom

Se for beber, condutor deve virar carona, ir de táxi ou a pé

Com o aumento da movimentação nas vias e estradas durante o Carnaval, os condutores devem estar atentos aos cuidados necessários para a segurança no trânsito durante este período. Isso porque, com a alta na circulação de veículos, é necessária atenção redobrada dos motoristas, já que qualquer distração ou imprudência, como excesso de velocidade, ultrapassagens mal sucedidas ou dirigir alcoolizado, pode resultar em acidentes.

A Secretaria de Mobilidade Urbana orienta que é importante ter um planejamento para o antes, durante e para a volta da viagem, como: fazer a revisão preventiva do veículo; fazer a verificação prévia da documentação obrigatória; conhecer antecipadamente o destino escolhido; ficar atento aos cuidados com suprimento e bagagem; uso do cinto de segurança; proibição do uso de álcool e do celular; respeito aos limites de velocidade e ultrapassagem; cuidados com as crianças; necessidade de paradas e de descanso, caso seja uma viagem mais longa, além de saber quais são os melhores horários para viajar.

E quem vai aproveitar as opções na cidade também precisa estar atento os cuidados necessários. A programação inclui o desfile de blocos em diversos locais, incluindo a região serrana de Macaé.

Programação - No sábado, o “Bloco do Pecado” promete agitar a Praia do Pecado a partir das 14h. No entanto, para garantir a folia com segurança, haverá interdição da Rua José Carlos Passos de Souza Júnior, entre a Avenida Guarujá e a Rua Itaipú, já a partir das 7h, para evitar o estacionamento de veículos no local. Ainda no sábado, está prevista a realização de outros blocos, como o “Bloco das Crianças e do Palhaços”, que acontecerá na saída da Rua da Grama, no Sana, a partir das 16h. Já o “Bloco do Urubu”, no Frade, começa no fim de semana e segue até a terça-feira (9), sempre a partir das 19h.

No domingo (7), a previsão é dos desfiles dos blocos “Tá no Óleo, tá frito”, a partir das 14h, no Campo do Óleo, e o “Unidos da Serra”, também com concentração no Campo do Óleo, mas a partir das 18h. Já na segunda-feira (8), está previsto o bloco “Pinto no Lixo”, na Rua Elias Agostinho, na orla Imbetiba, das 16h às 22h.

Além deste, também há previsão de realização do desfile do “Boi Suave Veneno”, na Avenida Medeiros, entre as ruas 7 e 8, na Nova Holanda. Com isso, haverá interdição neste trecho e os ônibus farão o percurso da Rua 7 para a Rua 9 e vice-versa. Na serra, será o “Bloco do Frade” que acontecerá no Campo Novo, a partir das 15h. E na terça-feira é a vez do “Sana Carnaval 2016”, com previsão de saída do bloco na Rua da Grama, às 15h.

Vale ressaltar que a programação de Carnaval está sujeita a alterações por motivos técnicos e climáticos.

Transporte – Além de seguir todas as orientações para evitar acidentes, para aproveitar com mais tranquilidade a programação de Carnaval, o ideal é que os foliões deem prioridade ao transporte público. Inclusive, durante os dias de folia, a empresa de transporte público trabalhará com ônibus de reforço nos quatro dias de Carnaval. Segundo a empresa, a operação funcionará da seguinte forma:

- Sábado – frota normal do dia, mais dez carros extras a partir das 7 horas para atender à demanda da serra e mais dez ônibus extras a partir das 15h para os demais locais.

- Domingo – frota normal do dia, dez carros extras a partir das 7h para atender à demanda da serra, 15 carros extras a partir das 10 horas para atender à demanda de praia, 15 carros extras a partir das 15 horas para atender à demanda da serra e possíveis blocos.

- Segunda-feira – mesmo número da frota de sábado, mais dez carros extras a partir das 7h para atender à demanda da serra, além de 15 ônibus extras a partir das 15h para atender à demanda da serra e possíveis blocos.

- Terça-feira – mesmo da frota de domingo, mais dez carros extras a partir das 7 horas para atender à demanda da serra, além de 15 ônibus extras a partir das 10h para atender à demanda de praia e 15 coletivos extras a partir das 15h para atender à demanda da serra e possíveis blocos.