Casa da Convivência: confraternização integra usuários e funcionários

13/12/2017 10:15:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Bruno Campos

Atividades recreativas e artísticas são promovidas

Os usuários e funcionários da Casa de Convivência da Secretaria de Saúde de Macaé participaram, na tarde desta terça-feira (12), de uma confraternização de Natal com diversas apresentações, dinâmicas e um bazar.

O evento teve como objetivo oferecer aos assistidos, familiares e profissionais um momento de integração. A programação teve início com a apresentação do grupo de Dança Sênior. Criada na Alemanha, em 1974, a principal característica da Dança Sênior é ser realizada em roda, com troca constante de par, com o objetivo principal de socializar e integrar, promovendo atividade física, mental e emocional.

Em seguida, os alunos da Oficina de Violão e do coral Contos e Canto encantaram e emocionaram. Com 76 anos, Maria Carmita Caldas está no coral há três. Ela contou como sua vida mudou depois que começou a frequentar a Casa da Convivência.

- Estar aqui me deu mais alegria. Ganhei mais saúde, novos amigos e companheirismo. Os médicos até reduziram as doses das medicações, inclusive a minha pressão ficou controlada -, disse, lembrando que, além das aulas no coral, ela faz meditação.

A fonoaudióloga Luciene Aguilar informou que é feita abordagem fonoaudiológica para canto, além da atividade trabalhar a socialização e respeitar as diferenças.

Outra que também ganhou novos amigos foi a jovem Débora de Souza, 13 anos. Ela participa da Oficina de Violão para adolescentes, há seis meses. "Estou muito feliz, cada aula um desafio, mas já sei quase todos os acordes", disse.

A assistente social Maria Luiza Quaresma lembra que o local abriga vários dispositivos: Espaço de Convivência e Cultura; Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo; Consultório na Rua; Programa de Consultório nos Assentamentos e LGBT.

A Casa da Convivência oferece atividades como: coral, meditação, yoga, Tai Chi Chuan, grupos de rodas de conversa, dança sênior e oficinas de reciclagem de materiais, crochê peruano, cinema, bordado, violão para adolescente e matemática.

De acordo com Maria Luiza, a ideia é ampliar as atividades em 2018, como a inclusão da oficina de música eletrônica. Quem quiser participar de alguma atividade na Casa de Convivência da Secretaria de Saúde, basta ligar para o telefone: 2762-0413 ou comparecer pessoalmente na Rua Visconde de Quissamã, 482, no Centro, de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h.


Fotos Relacionadas