Casa da Convivência oferece atividades para o bem-estar

12/04/2017 16:30:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Rui Porto Filho

Prática meditativa e oficinas de bordado são algumas atividades promovidas

A Casa da Convivência da Secretaria de Saúde oferece várias atividades para a população. Entre os serviços estão Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo; Consultório na Rua; Programa de Consultório nos Assentamentos e LGBT; Biblioteca Comunitária; Espaço de Convivência e Cultura; Mindfulness (prática meditativa); Terapia Comunitária e o Núcleo de Assistência à Saúde da Família (Nasf Saúde Mental). Ainda há vagas para quem deseja participar e as inscrições são gratuitas.

A fonoaudióloga Luciene Aguilar informou que dentro da Casa da Convivência funciona o Espaço Convivência e Cultura. Ela explica que são realizados os projetos Contos e Cantos; Heterogênese Urbana; Recriarte; Mindfulness (prática meditativa); oficinas de bordado; coral; tecido; cinema; filosofia; brincadeiras musicais para crianças a partir dos cinco anos e dança sênior.

- Para comemorar o Dia Mundial da Voz, no dia 16 de abril, os participantes do projeto 'Contos e Cantos' receberão orientações sobre como prevenir e cuidar da voz. Na oportunidade, eles assistirão a um vídeo com o ator Rodrigo Faro com detalhes sobre o assunto - contou.

Outra atividade que ainda está com as inscrições abertas é a oficina Recriarte. De acordo com a Terapeuta Ocupacional Débora Jeovani, a proposta é reciclar materiais como jornais e garrafas pet para que sejam transformados em objetos.

"Estamos ensinando como fazer cestos com jornal. Quem quiser participar ainda temos vagas, é só fazer a inscrição", acrescentou.

Terapia comunitária promove ajuda em grupo

A terapeuta ocupacional Débora Jeovani explica também como funciona a terapia comunitária, criada pelo psiquiatra e professor universitário do Ceará, Adalberto Barreto. "A ideia é compartilhar experiências de vida para o público em geral", explicou.

A médica Naly Almeida atua na Casa da Convivência e explica que o Mindefulness (prática meditativa) é indicado para pessoas que fazem uso de tranquilizantes, têm dor crônica, fibromialgia, depressão, ansiedade, entre outros.

- No consultório nos assentamentos, nosso objetivo é realizar um trabalho de prevenção e promoção de saúde realizando os encaminhamentos necessários para a rede. Já o LGBT funciona com orientações sobre questões de cidadania, troca de nome, enfim, todas as informações necessárias, detalhou.

Para quem deseja parar de fumar, a Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo está disponível para ajudar. "O paciente passa por uma avaliação realizada por um técnico, participa de grupos de sensação, manutenção, reflexão e motivação. O tratamento dura em torno de um ano", explicou Ingrid Gomes, do administrativo.

Quem quiser participar de alguma atividade na Casa de Convivência da Secretaria de Saúde, basta ligar pelo telefone: 2762-0413 ou comparecer pessoalmente na Rua Visconde de Quissamã, 482, no Centro, de segunda a sexta-feira de 7h às 19h.

Atividades desenvolvidas:

Segundas

Contos e Cantos - 8h

Oficina de bordado - 9h

Canto e coral - 14h

Oficina de tecido - 14h

Terças

Contos e Cantos - 8h

Terapia comunitária - 10h

Oficina de tecido - 9h

Oficina Recriarte - 13h30

Oficina de bordado - 14h

Mindfulness (prática meditativa) -15h30 e 16h30

Quartas

Heterogênese Urbana - 10h

Oficina de cinema - 17h

Oficina de filosofia - 18h30

Quintas

Brincadeiras Musicais para crianças - 14h15

Mindfulness (prática meditativa) - 17h30

Sextas

Dança sênior - 13h30 e 14h30