Casa do Curativo realiza tratamento de queimados

19/06/2017 10:33:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Rui Porto Filho

Paulo Lima faz tratamento desde o início do mês na Casa do Curativo

A Casa do Curativo também oferece tratamento para queimados. O local, inaugurado em 2015, é referência na região e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A unidade fica localizada entre as ruas Visconde de Quissamã e Euzébio de Queiroz.

A cirurgiã plástica da Casa do Curativo, Maria Luíza Neres, explica que muitas pessoas chegam para o tratamento por demanda própria ou encaminhadas pelo Hospital Público de Macaé (HPM). "Aqui, nós realizamos o melhor tratamento possível. Utilizamos uma placa de Aquacel Ag que ajuda absorver melhor as secreções dos ferimentos. A troca deve ser realizada em até 14 dias", explica.

Ela acrescenta que esse tratamento é indicado para queimaduras de segundo grau profundas. Já nas de terceiro grau, com indicações de enxertos, os pacientes são encaminhados para o hospital. "Nos tratamentos convencionais, onde são utilizadas, como por exemplo, pomadas, o paciente sente muitas dores. A alta do paciente depende de pessoa para pessoa. Por isso, as avaliações devem ser constantes", ressalta.

O técnico em eletricidade Paulo Ferreira Lima, 22 anos, conta que sofreu uma descarga elétrica no início de março, quando estava trabalhando. "Fiquei internado durante dois meses no Hospital Público de Macaé e tive 15% do corpo queimado. Foram afetados o braço direito, pescoço, cabeça e costas", conta, acrescentando que vai à Casa do Curativo, desde o início de junho, em dias alternados, para fazer o curativo e avaliar a evolução do tratamento. "Estou tendo um ótimo atendimento e pude perceber que os ferimentos estão cicatrizando", diz.

No caso do paciente Paulo, a médica Maria Luiza Neres informa que não há previsão de alta. "A queimadura feita por descarga elétrica é muito grave", avalia. Ela ressalta que além de queimados, a Casa do Curativo realiza tratamentos de pacientes com câncer de pele e lesões crônicas.

A técnica de meio ambiente, Deyse Lopes, 43 anos, que também fez tratamento na Casa do Curativo, conta que depois de três meses de tratamento recebeu alta. "Sofri um acidente doméstico quando estava cozinhando. Me queimei com óleo que caiu na perna direita. Tive inclusive queimadura de terceiro grau no tornozelo", diz. Ela explica que o tratamento que recebeu na Casa do Curativo foi muito bom, pois a previsão era de receber alta em seis meses. No entanto, teve alta com três meses de acompanhamento.

Equipe multidisciplinar - A Casa do Curativo é formada por angiologista, dermatologista, psicologia, cirurgia plástica, podologia e equipes de enfermagem. O objetivo do atendimento especializado é reduzir os números de amputações, principalmente de pacientes com doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

Para ser atendida na Casa do Curativo, é necessário que a pessoa tenha o encaminhamento do Hospital Público de Macaé (HPM) ou pelas Estratégias Saúde da Família (ESF). O tratamento, no local, segue uma diretriz de assistência compartilhada entre a Casa do Curativo e as ESFs. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 2796-1164.


Fotos Relacionadas