CCZ atua no combate e controle ao Aedes

17/04/2019 16:49:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Divulgação

Equipes continuam com trabalho de campo, como pulverização com inseticidas para eliminação do mosquito

Ao longo do ano, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Macaé promove ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. O trabalho vem sendo realizado nos bairros e localidades do município, principalmente nos que apresentam índice de infestação e casos positivos de dengue, zika e chikungunya.

O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Flávio Paschoal, orienta os moradores para que recebam os agentes de endemias que atuam no combate ao Aedes. A população também pode colaborar mantendo suas casas sem criadouros e materiais que possam acumular água.

"Mesmo com as temperaturas um poucos mais baixas, é preciso ficar atendo pois os ovos do mosquito podem resistir em locais secos por mais de 400 dias, até a próxima chuva para eclodirem", frisou.

Os agentes de endemias realizam diariamente visitas domiciliares, com foco na eliminação dos criadouros inservíveis, como latas, garrafas, potes, casca de ovo, copos descartáveis e outros, bem como proteção daqueles servíveis.

A equipe também faz o controle químico com aplicação de larvicida em depósitos que não possam ser eliminados, como caixas d'água. Além da pulverização com inseticidas para eliminação do mosquito na fase adulta.

O CCZ faz ainda o serviço de controle de roedores, onde os agentes verificam a existência de tocas e a instalação de iscas (raticida), que são colocadas de forma adequada, sem riscos para o homem ou para outros animais. Esta semana, uma equipe esteve no entorno do Hospital Público Municipal (HPM).

Flávio ressalta que é importante a população se conscientizar e não jogar lixo na rua e terrenos. "A prefeitura mantém equipes de limpeza em todos os bairros, com recolhimento de lixo e limpeza de terrenos e áreas públicas como praças", disse.

Ações ganham reforço com número de WhatsApp

Para solicitações, denúncias e informações, a população pode utilizar a ferramenta de comunicação via WhatsApp pelo número 99864-4073. A comunicação é feita direto com o Centro de Controle de Zoonoses.

Cuidados

Tampe os tonéis e caixas d’água;

Mantenha as calhas sempre limpas;

Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

Mantenha lixeiras bem tampadas;

Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

Limpe ralos e canaletas externas.


Fotos Relacionadas