CCZ intensifica ações após as chuvas

20/05/2019 19:45:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: João Barreto

Agentes percorreram diversos bairros realizando inspeção e eliminação de criadouros

Após as chuvas, agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, intensificam as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chicungunya.

Nesta segunda, eles percorreram diversos bairros realizando inspeção, eliminação de criadouros e sensibilizando os moradores quanto à importância do combate ao mosquito. O supervisor geral do CCZ, Marcelino da Rocha, disse que o trabalho de orientação é permanente, mas que ainda encontram muitas casas com depósitos que acumulam água ao ar livre.

“Durante as inspeções algumas, residências apresentaram focos do mosquito. O combate nesse período de chuvas é contínuo e a população precisa entender que este trabalho é de toda população”, frisou Marcelino.

A dona de casa, Marilza Leal do Couto recebeu a equipe, que vistoriou todo quintal, inclusive a caixa d’ água. “Mesmo com muitas plantas, mantenho meu quintal limpo, os vasos sem pratinhos e o que tem estão furados. Os bebedouros dos cachorros lavo diariamente com espoja e as caixas de água bem tampadas”, contou acrescentando que não quer ficar doente.

A equipe também percorre a cidade para atendimento das denúncias da população, como a verificação dos imóveis abandonados, piscinas sem manutenção e colocação de telas em caixas d´água.

O alerta da Secretaria de Saúde é para que a população seja vigilante, mantendo a caixa d’água tampada e com tela, lixeira furada para não acumular água, colocar areia nos pratos de vasos de plantas, entre outros cuidados preventivos.


Fotos Relacionadas