CCZ realiza ações em diversos bairros na semana que vem

18/09/2020 15:54:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Combate ao Aedes e limpeza de canais fazem parte da programação

A Prefeitura de Macaé intensifica as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) são realizadas visitas domiciliares, em comércios e pontos estratégicos nos bairros e localidades do município.

Todas as semanas, o CCZ elabora um cronograma de atividades. A finalidade é reforçar o trabalho de controle do mosquito, além de divulgar para a população informações sobre a importância da participação nas ações de combate aos criadouros.

Na próxima semana, os agentes de endemias irão atuar em pontos estratégicos, com visitas domiciliares, das 8h às 16h, de segunda (21/9) à sexta-feira (25/9), nos bairros Imbetiba, Fronteira, Imboassica, Bairro da Glória e Botafogo.

Haverá eliminação de criadouros inservíveis (como latas, garrafas, potes, casca de ovo e copos descartáveis), uso de larvicida em depósitos que não possam ser eliminados, e aplicação de inseticidas para eliminação do mosquito na fase adulta.

Fumacê e controle de roedores

O carro fumacê, sempre a partir de 5h30, fará o trabalho de pulverização nos bairros Verdes Mares (22/9), Engenho da Praia (23/9) e Centro (24 e 25/9).

As equipes do CCZ também estarão realizando o controle de roedores nos seguintes locais: Centro (21/9), Sol Y Mar (22/9), Fronteira (23/9) e Lagomar (24 e 25/9).

O reconhecimento geográfico é promovido em diversos bairros, com produção e atualização dos mapas dos bairros, numeração dos quarteirões, identificação de ruas e logradouros, quantitativo dos imóveis do município por tipo. O reconhecimento é atividade prévia e condição essencial para a programação das operações de campo, de pesquisa entomológica e tratamento químico.

Limpeza de canais

Os agentes vão percorrer ainda os principais canais da cidade, fazendo o levantamento do índice larvário do pernilongo através da técnica de conchadas - coleta de água do canal para verificar a quantidade de larvas. A partir das amostras, os agentes fazem a aplicação de larvicida biológico. O controle químico é feito com máquina pulverizadora costal ao longo das margens dos canais.

A agenda é a seguinte: Canal Virgem Santa (segunda-feira, dia 21), Canal Horto (terça-feira, dia 22), Canal Aroeira (quarta-feira, dia 23), Canal Capote (quinta-feira, dia 24) e Canal Novo Botafogo (sexta-feira, dia 25).