Cemaia: abrigo é lar para crianças e adolescentes em risco social

06/04/2017 16:24:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo Secom

Atualmente, 26 crianças e adolescentes são assistidos pelas duas unidades do Cemaia

O Centro Municipal de Apoio à Criança e à Adolescência (Cemaia), abrigo gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, dá amparo e proteção, atualmente, a 26 crianças e adolescentes em situação de risco social. O local é responsável pelo acolhimento e apoio e tem o objetivo de ser um lar. O público recebe roupas, faz refeições, brinca, assiste televisão, toma banho e estuda. Tudo isso amparado por uma equipe multidisciplinar que assegura o direito de acesso à cidadania e dignidade.

O Cemaia fica sob a responsabilidade da Coordenadoria de Proteção Social Especial de Alta Complexidade. Segundo a coordenadora, Aline de Souza Gonçalves, o abrigo visa assegurar à criança e ao adolescente todos os direitos no que tange às áreas social, de saúde e de educação, para efetivar o bem estar desse público, com dignidade e amor. "Também temos a proposta de que o sistema de garantia de direitos seja acionado, apresentando e direcionando esforços no sentido de evitar que crianças e adolescentes fiquem logos períodos acolhidos, privando-os do exercício do direito fundamental da convivência familiar e comunitária", explica.

No local, os abrigados possuem uma vida normal, como qualquer outra criança, vão para a escola, participam de projetos sociais, utilizando os serviços da rede. A criança e o adolescente têm como referência orientadores e equipe técnica multidisciplinar que realiza intervenções individuais. O serviço de acolhimento tem o objetivo de garantir os direitos fundamentais dos acolhidos, sua reintegração familiar ou colocação em família substituta.

Risco social

O Cemaia está localizado na Virgem Santa e entre os abrigados estão as mais diversas situações de vulnerabilidade social: abuso sexual, violência física ou mental, condições de rua, entre outras mazelas. As duas unidades do abrigo estão dividas por faixa etária. O Cemaia 1, para crianças de zero a 12 anos incompletos e o Cemaia 2, para adolescentes de 12 a 18 anos incompletos.

- Oferecemos todo o suporte para que o nosso público possa superar as dificuldades apresentadas nesta fase da vida que é tão delicada. O atendimento é feito por uma equipe interdisciplinar formada por assistentes sociais, psicólogos e pedagogo, além de 18 orientadores sociais - ressalta Michele Carvalho, coordenadora dos Cemaias 1 e 2.