Cemitério Mirante da Igualdade comemora cinco anos de atividades com culto ecumênico

30/05/2005 15:24:11 - Jornalista: Sônia Braga

Um espaço de respeito ao cidadão macaense à altura da Macaé de hoje. Assim é descrito o Memorial Mirante da Igualdade, obra que é um marco na história do município. Por sua estrutura arrojada e modernidade, a construção do cemitério deu maior qualidade aos serviços, oferecendo condições dignas para os visitantes.

Para comemorar seus cinco anos de atividade, foi realizado nesta terça-feira, dia 30, um culto ecumênico no salão principal do Memorial. O culto contou com a presença de diversas autoridades e convidados.

A estrutura do Memorial é constituída por cinco capelas mortuárias, uma sala de enfermagem com atendimento 24 horas, uma capela ecumênica, uma lanchonete, duas salas para descanso dos familiares, quatro banheiros, duas salas para administração, uma guarita no portal de entrada e um cruzeiro, concentrados em uma área de 90 mil metros quadrados. Iluminação especial, calçamento com bloquetes, estacionamento e muito verde compõem o Memorial Mirante da Igualdade.

Sua estrutura tem capacidade para 2.946 jazigos e 5.520 gavetas, mas até agora, foram utilizados 1.303 jazigos e 1.882 gavetas. Desses, 62% foram destinados à comunidade carente, com total gratuidade, tanto em termos de sepultamento quanto em fornecimento de urnas mortuárias e gavetas.

Considerado um dos cemitérios mais modernos do país, o Mirante da Igualdade é coordenado pela Fundação de Ação Social (FAS) e a ampliação possibilitou a reorganização dos outros três cemitérios da cidade que estavam saturados. A partir da construção do Mirante da Igualdade, passou a ser permitido o translado de despojos dos cemitérios de São João Batista, Santíssimo e Rosário com identificação das sepulturas através de plaquetas.

O Memorial Mirante da Igualdade recebeu nos cinco anos de atividades o que existe de mais moderno em termos de material e equipamentos na área. Novos investimentos serão feitos gradativamente.