Central do Trabalhador irá oferecer dignidade ao cidadão macaense

25/05/2005 18:14:05 - Jornalista: Ludmila Azevedo

A Secretaria de Trabalho e Renda de Macaé (Semtre) está estruturando a Central de Atendimento Especializado em Trabalho (CAET). A proposta do programa é inserir o cidadão no mercado de trabalho. Neste foco, o secretário de Trabalho Renda, Claudio Bogado, tem procurado subsídios para formatar a CAET.

Para isso, Bogado tem feito contatos com outros secretários de Trabalho e Renda conhecendo os programas já existentes. Em Baueri, (SP), classificada pelo Governo Federal com a quinta cidade que mais gera emprego no Brasil, o secretário de Macaé teve a oportunidade de conhecer os programas locais.

Já na capital paulista, Bogado visitou o Banco do Trabalhador da prefeitura, que oferece linhas de financiamento e microcrédito para trabalhadores informais e pequenos empresas. “Nossa intenção é poder fazer o mesmo aqui em Macaé e assim estimular o empreendedor e a geração de renda”, diz Bogado.

No Centro de Solidariedade do Trabalhador (CST), também em São Paulo, o secretário de Trabalho e Renda manteve contato com o superintendente do CST, Enoch Romano. Lá, o que mais chamou a atenção de Bogado foi a forma como são atendidos os trabalhadores. “Todos recebem um atendimento com qualidade e dignidade e é isso que queremos oferecer ao cidadão macaense”, relata.

O CST cadastra trabalhadores desempregados e os encaminha para as empresas. Em Macaé, o secretário vai fazer isso através da CAET com um serviço de telemarketing ativo. A medida já está incluída dentro do projeto da CAET.