Centro de Atendimento à Mulher organiza evento nesta quarta-feira

02/05/2016 15:43:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Arquivo Secom

Ações vão comemorar Dia Nacional da Mulher

Muito se fala sobre o papel da mulher na sociedade, mas um caminho longo ainda deve ser percorrido até que todas tenham o devido respeito e igualdade de direitos. E para manter acesa essa discussão, desde 1980, em todo 30 de abril, no Brasil, comemora-se o Dia Nacional da Mulher. Para celebrar a data, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), ligado à secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Macaé, vai promover, na próxima quarta-feira (4), um evento alusivo à data, com dicas e cuidados de beleza, roda de conversa e exibição de filme. A programação começa às 9h, na sede da unidade.

A coordenadora do CEAM, Jane Roriz, explica que a programação foi pensada para o meio da semana, a fim de contemplar as mulheres também pelo Dia das Mães, no próximo domingo, dia 8. "Além do momento de beleza, vamos refletir, na roda de conversa com as mulheres, sobre o trabalho que é feito pelo Centro, em Macaé, o que o município tem a oferecer e refletir sobre a questão do empoderamento da mulher na sociedade e como se firmar no mercado de trabalho, por exemplo", explica.

No ano de 2015, foram 4.116 atendimentos realizados pelo Centro. Já nos primeiros quatro meses de 2016, foram contabilizados cerca de 250 atendimentos, envolvendo violência doméstica e busca de direitos. "Temos parceria com o Nuam, defensoria pública, Vara Criminal, sempre para atender com prioridade esses casos. Temos ainda, monitoramento de medidas protetivas. E durante o segundo fórum de violência, alinhamos com as faculdades para nos auxiliar nos grupos reflexivos, terapias para abranger e tentar romper esse ciclo", pontuou Jane.

Com duas vertentes de trabalho, o CEAM é referência no enfrentamento à violência contra a mulher e mantém uma equipe técnica, com psicólogo, assistente social, advogadas. "Toda nossa equipe é formada por mulheres. E as pessoas que nos procuram, podem chegar encaminhadas por algum outro órgão, ou de forma espontânea. Chegando lá, elas não precisam marcar para serem atendidas. O primeiro atendimento já será com o serviço social e então, serão encaminhadas para a psicologia ou atendimento jurídico, de acordo com o conflito enfrentado", ressaltou a coordenadora.

Outra atuação da unidade é apresentar o serviço do CEAM a diversos pontos do município, como escolas e eventos. "É estar em lugares que nos convidam, e até onde nós mesmas nos convidamos, como escolas, onde atuamos com adolescentes. Muitos desses jovens vivem esse contexto violento e a informação vem para impedir a naturalização desse ato. Vamos a escolas, empresas, ao Centro Pop, vamos a qualquer lugar com esse trabalho de prevenção", afirmou.

Dia Nacional da Mulher - A data é uma homenagem à líder feminista Jerônyma Mesquita, enfermeira brasileira que liderou o movimento feminista no Brasil, e fundou o Movimento Bandeirante, que tinha como objetivo principal promover a inserção da mulher em todas as áreas da sociedade. Jerônyma Mesquita esteve também envolvida na criação do Conselho Nacional das Mulheres e lutou para que, em 1932, todas as pessoas do sexo feminino acima de 18 anos tivessem direito ao voto. "É um privilégio ter Jerônyma como base para reflexões e também para dar ciência do que o município tem a oferecer, com ações preventivas, por exemplo", acrescentou Jane Roriz.

A data do Dia Nacional da Mulher foi escolhida por ser o dia do nascimento de Jerônyma e a lei que instituiu a data no Brasil foi a 6.971/1980.

Programação: 9h às 16h - Cuidados e beleza para as mulheres com corte de cabelo, design de sobrancelhas e esmaltagem das unhas, limpeza de pele e dicas de maquiagem.

10h - Roda de conversa

15h - Cine pipoca e guaraná

Serviço - O CEAM fica na Rua São João, 33, Centro, Macaé.

Email: ceam@macae.rj.gov.br.

Telefone: (22) 2796-1045.