Centro de Controle de Zoonoses atua em vários pontos do município

13/11/2017 10:27:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho

Bairros Jardim Esperança e Ajuda de Baixo recebem ações de combate ao Aedes aegypti, além dos canais da Virgem Santa, do Horto e da Aroeira

Agentes de Combate a Endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, dão sequência esta semana ao plano de ação de controle do mosquito Aedes aegypti, responsável em transmitir a dengue, chicungunha e zika vírus. Desta segunda-feira (13) até sexta-feira (17), o trabalho acontece em várias partes do município.

Levantamento de índice de infestação e aplicação de larvicida acontecem a partir das 9 horas nos seguintes dias e locais: Canal Virgem Santa e Horto (segunda, 13), Canal Aroeira (terça, 14), Jardim Esperança (quinta, 16) e Ajuda de Baixo (sexta, 17). Em caso de ventos fortes ou chuvas, o itinerário poderá ser alterado.

Já atividades de orientação, inspeção, eliminação e aplicação de inseticida de ação residual nos depósitos em pontos estratégicos, por meio de bomba aspersora, ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Centro, Barra de Macaé, Virgem Santa, Imbetiba, Glória e Novo Cavaleiros.

O serviço de controle de roedores será no Cajueiro e Miramar (segunda, 13), Centro e órgãos públicos (terça, 14), Aroeira e Lagomar (quinta, 16) e Nova Holanda e órgãos públicos (sexta, 17). O reconhecimento geográfico será em diversos bairros, das 8h às 16h. A ação consiste em produção e atualização dos mapas dos bairros, numeração dos quarteirões, identificação de ruas e logradouros, quantitativo dos imóveis do município por tipo.

O CCZ fica na Rua Darcílio Possati, 134, Visconde de Araújo. Os telefones são (22) 2796-1186 e 0800-0226461 (Disque-Dengue). Contatos também podem ser feitos pelo e-mail cczmacae@yahoo.com.br.