Cerca de 70 alunos recebem certificados de curso de informática

15/12/2017 15:43:00 - Jornalista: Assessoria Educação

Foto: Divulgação

Objetivo é a iniciação dos alunos na informática básica, contribuindo no dia a dia e mercado de trabalho

Esta semana, no auditório da Secretaria de Educação, cerca de 70 alunos receberam seus certificados de conclusão do curso “Informática Básica com ênfase em Novas Tecnologias para Educação” e “Oficina de Histórias em Quadrinhos Libre Office Impress”. Entre eles, 35 alunos do Projeto Nova Vida, 20 alunos do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão e 11 alunos do Engenho da Praia.

O evento contou com a participação do secretário de Educação, Guto Garcia; o coordenador do Projeto Nova Vida, Douglas Fontes; a psicóloga do Projeto Nova Vida, Dayane Santos Cruz e representando a superintendência do Ensino Fundamental, a coordenadora Vanessa Arenari, junto ao coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Macaé (NTM), Alex Bogado e toda sua equipe técnica. Neste ano letivo, cerca de 800 pessoas participaram de formações e 1.432 recursos visuais foram disponibilizados no site http://www.ntmmacae.com/site/ como apoio para o professores do 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental II.

Um dos objetivos dos cursos de informática oferecidos no NTM e nos laboratórios das unidades escolares é a importância da iniciação dos alunos na informática básica, contribuindo no dia a dia das atividades escolares e capacitação para o mercado de trabalho. O curso de Informática Básica foi ministrado em seis meses com carga horária de 50h. Já a Oficina de Histórias em Quadrinhos Libre Office Impress foi ministrado no Maria Isabel para 20 alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e para a turma de Correção de Fluxo, uma vez por semana, em dois tempos de aula.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a informática é primordial em tudo que fazemos. “Gostaria de parabenizar os alunos que se dedicaram durante todo curso e chegaram ao final com bastante conhecimento. Esse curso é um início da qualificação profissional de vocês. Desejo que tomem gosto sempre pelo estudo e não deixem de se qualificar sempre para o mercado de trabalho", disse Guto, frisando que os alunos podem procurar o Cetep e se inscrever em cursos durante todo ano. “O futuro está na inclusão digital e a oportunidade de aperfeiçoar o conhecimento nos leva a alçar outros caminhos”, concluiu.

Segundo o coordenador do NTM, Alex Bogado, a expectativa é que no ano de 2018 outras escolas recebam esses cursos. Assim, os alunos vão poder dar continuidade com os outros cursos que serão ministrados por níveis. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) Digital também será ampliada nas unidades escolares da rede no ano de 2018.

O coordenador e a psicóloga do projeto estavam felizes e gratos pela parceria. “A parceria entre o NTM e o Projeto Nova Vida já acontece há cerca de cinco anos e estamos gratos por isso. Nossos jovens são acolhidos e capacitados através das nossas parcerias”, disse Douglas. A psicóloga do projeto, Dayana Santos Cruz, falou que um dos focos do projeto é incluir e capacitar jovens que são selecionados e trabalham no programa.

Para a formadora e professora de Informática, Fabiane Rangel, responsável pelo sucesso da Oficina de Histórias em Quadrinhos, com alunos do 9° ano e Correção de Fluxo, a oficina foi de muita aprendizagem. “O programa que foi utilizado durante o curso nos permitiu produzir extensão em histórias, através de quadrinhos, levando em conta a necessidade dos alunos de fazerem suas apresentações eletrônicas nos trabalhos escolares. Nossos alunos do 9° ano estarão dando novos passos e, para isso, eles precisam estar preparados tanto para o mundo acadêmico, como para o mercado de trabalho", disse.

A aluna do Maria Isabel, Ana Luiza dos Carmo, 15 anos, explicou que o curso foi muito importante para ela. “Hoje, posso criar e produzir meus trabalhos sem dúvidas e com apresentações bem feitas. Durante o curso aprendemos muitas coisas que vamos levar para o resto da nossa vida. Estou feliz e confiante que o ano de 2018 me trará oportunidades melhores, pois estou me qualificando e aprendendo para ganhar, em breve, um lugar no mercado de trabalho", disse.

O aluno do Engenho da Praia, Eydson Ximenes, ressaltou a importância do aprendizado. “No curso eu aprendi a formatar texto, apresentação com slides, a navegar com segurança nas redes sociais, personalizar o email, produzir currículo e tabelas e a usar o excel ao nosso favor", frisou Eydson, lembrando que aproveitou muito a oportunidade que a escola proporcionou.

A jovem do projeto Nova Vida, Isabela Rodrigues Garcia, 16 anos, é aluna da rede municipal e trabalha no seu contra turno no Fórum de Macaé pelo projeto. O curso de Informática Básica ensinou tudo que ela não sabia. “Aprendi a mexer no Excel, Power Point, pesquisar no Google, sem abrir sites que não acrescentam na pesquisa. As professores do curso do NTM não mediram esforços para nos ensinar. Hoje, me sinto preparada para usar os recursos com mais facilidade", explicou Isabela.


Fotos Relacionadas