Cerca de cinco mil alunos farão a Prova Brasil em Macaé

19/10/2017 11:22:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto

Processo ocorre entre os dias 23 de outubro e três de novembro em Macaé

Profissionais da rede já estão em processo de organização dos espaços escolares para a aplicação da Prova Brasil, que será entre segunda-feira (23) e três de novembro. Os diretores de todas as unidades escolares que atendem alunos do quinto e nono ano do Ensino Fundamental regular e terceiro ano do Ensino Médio participaram de uma reunião na secretaria de Educação, onde foram instruídos para os dias de aplicação da prova, organização interna das salas de aula, entre outras informações. Com base nos índices da Prova Brasil e nos resultados de aprovação das escolas é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

A prova terá dois cadernos contendo dois blocos de cada área do conhecimento: língua portuguesa e matemática. Para o quinto ano serão 11 itens em cada bloco, no total de 44 questões e para o nono ano, 13 itens em cada bloco, no total de 52 questões.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, são desenvolvidas ações de incentivo para profissionais da rede, alunos, famílias, para que eles entendam a importância do bom desempenho do aluno na Prova Brasil.

- Um dos principais objetivos para o desenvolvimento da Prova Brasil era ter um instrumento que demonstrasse o direito à educação e ao aprendizado, sendo garantidos igualmente para todos os alunos da rede. Com isso o Ministério da Educação (MEC), depois da aplicação das prova, consegue realizar um diagnóstico do sistema educacional brasileiro e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do aluno, explicou Guto, ressaltando que as informações produzidas visam subsidiar a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas na área educacional.

A Coordenação Estadual do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), responsável pela aplicação da Prova Brasil, faz os contatos com as escolas, comunicando o dia que a prova será aplicada e colhendo informações dos alunos.

Trabalho é constante durante todo o ano

Para a coordenadora de Programas e Projetos da Educação, Gelda Rodrigues, o trabalho constante das equipes gestoras das unidades escolares também influencia no resultado da Prova Brasil. "Estamos com ações desde o início do ano letivo para a Prova Brasil, como avaliação por área do conhecimento e recuperação de estudos, orientação educacional com ações de acompanhamento da revisão e da frequência", enumerou Gelda.

A diretora do Ciep Leonel de Moura Brizola, Eliane Araújo Santos, disse que a Prova Brasil é muito válida na rede e que desperta nos alunos a vontade de demonstrar seus conhecimento. "Durante todo o ano aplicamos simulados para os nossos alunos como teste do conhecimento absorvido nas aulas. Depois fazemos uma avaliação e traçamos metas e estratégias através de ações para manter os resultados positivos e corrigir os negativos", detalhou Eliane, ressaltando que o Leonel Brizola subiu dez pontos no IDEB no último resultado na Prova Brasil.

IDEB é definido após Prova Brasil

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são testes para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/Mec).

O IDEB, definido após a Prova Brasil, mede a qualidade da educação no Brasil, por meio da combinação do nível de conhecimento dos estudantes com a porcentagem de aprovação dos alunos. Ele é calculado e divulgado a cada dois anos. Além destes indicadores, o IDEB também considera dados como infraestrutura da unidade, índices de aprovação, evasão e distorção idade-série.