Cetep: mais de 80% dos alunos conseguem vaga no mercado de trabalho

30/04/2015 10:35:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin

Mercado não para de crescer e não depende apenas da indústria do petróleo

Na contramão da crise do petróleo, os alunos que estão fazendo os cursos na área industrial do Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) da Prefeitura de Macaé têm grandes chances de conseguir uma vaga no mercado de trabalho. De acordo com o coordenador geral do Cetep, Jovenito Tavares, o índice de empregabilidade de ex-alunos do cursos como o de Soldador e Montador de Andaimes está em torno de 80%. Os salários podem chegar a R$ 2,5 mil.

- Para estes cursos, o mercado não para e não depende apenas da indústria do petróleo. Para as carreiras de soldador e montador de andaimes, existe uma boa demanda para as áreas da construção civil e no comércio. Muitos alunos já saem empregados do curso, pois durante as aulas práticas, “olheiros” das empresas onde fazemos os treinamentos já avaliam os melhores profissionais, disse Jovenito.

Neste final de semana, parte dos alunos do curso participou de aulas na empresa RT Léa, onde puderam colocar em prática o que aprenderam em sala. O curso tem três meses de duração, com aulas noturnas de segunda a sexta-feira, na sede do Cetep. No curso são ministradas aulas de segurança industrial, normas regulamentadoras da profissão, primeiros socorros e ergonomia, além de toda a parte teórica exigida nas funções.

Animado com as aulas práticas, Bruno Reis Silva é aluno do curso de soldador. Como está desempregado, viu no curso a oportunidade de voltar rapidamente ao mercado de trabalho. “O curso é excelente e com certeza vai me abrir muitas portas. E o melhor de tudo é que é de graça. Para pessoas como eu, que estão em busca de uma nova chance, é a melhor oportunidade que poderia parecer”, comentou.

Cetep

Desde 2013, todos os cursos de Cetep passaram a ter carga horária mínima de 120 horas, atendendo à exigência do Governo Federal para capacitações de iniciação. A partir dessa reformulação e ainda a da grades dos cursos, a procura das empresas junto à Secretaria de Trabalho e Renda por profissionais habilitados pelo Cetep passou a ser diária. A sede do Cetep fica na Rua Alfredo Backer, 363. Os telefones para mais informações são (22) 2762-4025 e (22) 2770-0828.

A formação técnica e a qualificação profissional oferecidas pelo Cetep têm como foco o mercado de trabalho regional. Além de Soldador e Montador de Andaimes, o Cetep oferece cursos como Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas, Administração de Materiais, Logística e Almoxarifado, Departamento Pessoal e Recursos Humanos, Homem de Área, Caldeireiro, Pintor Industrial, Pintor de Hidrojato, Cabeleireiro, Manicure, Maquiador, Auxiliar Administrativo, Operador de Computador, Inglês Básico e Intermediário, Artesanato e Trabalho Manual, Corte e Costura e Desenho Artístico.


Fotos Relacionadas