Chega em Macaé a Carreta Educacional da Enel

06/09/2018 12:09:00 - Jornalista: Mônica Torres

Foto: Bruno Campos - Arquivo Secom

Projeto será nesta segunda-feira (10), às 16h, na Praça Washington Luiz, no Centro.

A Prefeitura de Macaé e a empresa distribuidora de energia Enel iniciarão, nesta segunda-feira (10), às 16h, o Projeto Enel Compartilha Consumo Consciente – Carreta Educacional, na Praça Washington Luiz, no Centro. O evento, pela segunda vez na cidade, trazido pela Coordenadoria de Iluminação Pública (Cip), também será realizado no bairro Lagomar, na Escola Municipal Paulo Freire, na semana de 17 a 21 de setembro.

Serão realizadas oficinas e palestras sobre como economizar no uso da eletricidade, orçamento familiar, qualidade de vida e meio ambiente. Os clientes que ganharem o concurso cultural realizado pela companhia poderão trocar sua geladeira antiga por uma nova. A entrada é gratuita.

A carreta da Enel, com 13 metros de comprimento, sala de aula, além de um espaço interativo com maquetes e exposição em vídeo, receberá crianças e adultos para aprender sobre geração e distribuição de energia elétrica. O objetivo é estimular o consumo consciente e a preservação do meio ambiente.

Cada participante maior de 18 anos e com conta de luz em mãos poderá trocar uma lâmpada por outra mais eficiente. A passagem da Carreta Educacional pela cidade incluirá ainda uma ação de plantio de mudas de árvores na região.

O coordenador geral de Iluminação Pública, Marcelo Oliveira, explica que o evento, que é aberto a toda população, também será realizado dos dias 17 a 21, na Escola Municipal Paulo Freire, que fica localizada na Avenida Doutor Sergio Vieira de Mello, no bairro Lagomar. "Na segunda-feira (17), haverá uma oficina para mulheres sobre consumo consciente. Já de terça a sexta-feira, é a vez de palestras para a comunidade sobre o uso seguro de energia", acrescentou.

Concurso cultural

Para estimular a formação de uma cultura de combate ao desperdício de energia, será promovido um concurso cultural. Os participantes terão que responder à pergunta “O que você faz para utilizar a energia de forma consciente?”. As melhores 20 respostas ganharão o direito de troca de geladeira usada por uma nova. Os critérios para participar do concurso cultural são: ser cliente da Enel Distribuição Rio e estar com a conta em dia, ser maior de 18 anos e estar cadastrado no Tarifa Social Baixa Renda. As trocas serão realizadas no local do evento.


Fotos Relacionadas