Chega em Macaé especialista em saneamento

18/01/2005 17:48:06 - Jornalista:

Com objetivo de resolver a questão de esgoto e das cheias, a Secretaria Municipal de Obras foi buscar um especialista em saneamento para identificar os problemas existentes em algumas ruas do município.
O professor da Universidade Federal da Bahia e doutorado em saneamento, Mário César de Brito Mota chega hoje em Macaé (19 de janeiro – quarta) e percorrerá todos os bairros da cidade para profundo estudo sobre os problemas e devidas soluções.

O secretário municipal de Obras, Tadeu Campos afirmou que a prioridade em Macaé está sendo resolver a questão do saneamento. “Procuramos o melhor especialista em saneamento do país. Ele estava no exterior se especializando. Chega hoje e já começa a trabalhar para poder dar um diagnóstico da situação e as possíveis providências que deverão ser tomadas. Todos nós estamos empenhadíssimos em resolver tanto o problema do esgoto quanto o das cheias na cidade. O prefeito Riverton pediu agilidade e solução.”

Cheias

Quanto as cheias em algumas ruas do município, por conta da forte chuva de segunda-feira, o secretário Tadeu Campos lembrou que assumiu a Secretaria de Obras há 15 dias. Campos disse que já estão sendo realizados estudos para resolver de vez a questão das cheias de algumas ruas. “Estamos desasoreando o Canal da Fábio Franco, um dos principais canais que conduzem as águas pluviais até o Rio Macaé”.

O secretário afirmou que o trabalho está sendo concluído e que só estão aguardando a permissão da Ferrovia Centro Atlântico – FCA para que o trecho final do canal seja concluído. Ele informou que o próximo canal a ser dragado será o do Capote.

Campos frisou que toda a estrutura da Secretaria de Obras foi disponibilizada para solucionar os problemas advindos da chuva.
- Quero explicar para a população que estamos fazendo o possível para que as cheias não voltem a acontecer. Estamos realizando um trabalho de emergência, que é a dragagem dos canais. O mais importante é prevenir e é o que faremos, estamos trazendo este especialista que vai nos ajudar a detectar os problemas e as soluções para resolver de uma vez por todas o problema de esgoto e de cheias no município. Peço a população para colaborar, não jogando lixo nos canais e nas ruas,” finalizou o secretário.