Chuvas: força-tarefa atua por toda Macaé

09/03/2018 17:42:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Equipe Secom e Divulgação

Estrada do Cangulo - Região serrana foi a principal atingida pelas chuvas

As fortes chuvas que atingiram a cidade na noite desta quinta-feira (08) e madrugada de sexta-feira (09) provocaram alagamentos, deslizamentos, queda de barreiras e interrupção do acesso à algumas localidades da serra. Neste momento, a situação no perímetro urbano está normalizada e na região serrana, uma força-tarefa composta por diversas secretarias municipais atuam para minimizar os transtornos.

O trabalho no município ganhou reforço de órgãos estaduais como o Departamento de Recursos Minerais (DRM) - Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro; o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ); Instituto do Ambiente (Inea); Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro e Corpo de Bombeiros. Além da Cruz Vermelha, Jipe Clube e Grupo Aranhada da Serra. O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), empresa pública, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, enviou equipe para levantamento e vistoria das estradas e pontes da região serrana.

Entre os registros estão a queda do pontilhão de acesso à Serra da Cruz e a de acesso ao assentamento Sítio Bom Jardim, onde, aproximadamente 40 famílias estão isoladas. Neste sábado (10), a Secretaria Adjunta de Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros farão uma incursão ao local para retomada dos serviços essenciais e do acesso ao assentamento. Ainda hoje equipe da Enel, concessionária de energia, irá restabelecer a energia em Serra da Cruz. A Defesa Civil registrou 50 ocorrências na região serrana, entre ameaças de quedas de árvores e pontes; alagamentos pontuais e deslizamentos em vias de acesso.

No distrito de Córrego do Ouro, uma família foi levada para uma pousada, por medida preventiva. A Secretaria Adjunta de Defesa Civil realizou 13 interdições de imóveis na região serrana e as famílias foram levadas para casa de amigos e familiares. Do total de interdições, seis tiveram desmoronamento total ou parcial.

Os profissionais do DER, do DRM e do CPRM, juntamente com a força-tarefa da prefeitura, fizeram vistorias nas pontes e estradas mais afetadas. Em decorrência da interrupção da passagem de carros pesados na ponte da localidade de Trapiche, duas ações passam por estudo de viabilidade imediata: desvio pela Estrada da Turma para o tráfego de ônibus e caminhões e recuperação estrutural da ponte. O percurso pela Estrada da Turma, que terá 4 km, segue do Trapiche até o Óleo.

Caminhões e máquinas à serviço da Secretaria de Infraestrutura (Interior, Obras e Serviços Públicos) atuam nas localidades de Córrego do Ouro, Serra da Cruz, Boa Alegria, Glicério, Sana, Bicuda Grande e Bicuda Pequena, Frade e Crubixais.

Neste sábado (10), agentes da Secretaria Adjunta de Serviços Públicos irão iniciar a limpeza e lavagem dos pontos mais críticos da cidade.

Trânsito

A Linha Verde, na altura da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), permanece com faixa reversível.

Transporte

Todas as linhas do transporte público estão em operação, com limitações na região serrana como em Serra da Cruz, Bicuda Pequena e Frade, onde está sendo realizada baldeação.

Previsão

A previsão para o final de semana é de 10 mm de chuva no sábado (10), e 15 mm no domingo (11).

Sabadão do Leão - Promovido pelo Instituto de Ciência da Sociedade (ICM) da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Macaé, o projeto social “Sabadão do Leão” não será realizado, neste sábado (10), por conta da chuva de quinta-feira (8). O projeto é implementado por alunos e professores do curso de Ciências Contábeis que ajudam, gratuitamente, os contribuintes a preencherem e a transmitirem a sua declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2018.

Jogo entre Macaé x Flamengo será mantido

Neste sábado (10), apesar do mau tempo, a partida entre Macaé Esportes e Flamengo, pela Taça Rio, está confirmada. A decisão de manter o jogo foi anunciada pela Federação de Futebol do Estado do Rio de janeiro (Ferj). O jogo começa a partir das 19h30. A expectativa é que cerca de 10 mil torcedores compareçam ao estádio.

Os ingressos estão sendo vendidos na sede do Macaé, Estádio Cláudio Moacyr, na Choperia Largadão, na Banca Top 7 e na Barbearia do Joãozinho (rua Tenente Coronel Amado). O valor é de R$ 60,00 inteira e R$30,00 meia (com documento de identificação).


Fotos Relacionadas