Ciência & Tecnologia e UFRJ preparam novos laboratórios integrados

27/06/2016 10:07:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Divulgação

Os Lab. Integrados serão formalizados pelo Termo de Cooperação Técnica entre IMCT/UFRJ

O processo para mais dois Laboratórios Integrados do Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia (IMCT)/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Macaé) passou pela etapa de apresentação de projetos de Engenharia da UFRJ ao instituto. Oito projetos desenvolvidos na Cidade Universitária foram apresentados no polo, onde estão sendo instalados os laboratórios de uso compartilhado: um para as Engenharias e outro para Modelagem Matemática. O principal objetivo desta iniciativa é o desenvolvimento de projetos em colaboração, que deverão produzir inovações tecnológicas nessas áreas de pesquisa e fortalecer esses cursos em Macaé para que o município se consolide como Cidade do Conhecimento.

Os Laboratórios Integrados serão formalizados pelo Termo de Cooperação Técnica entre o IMCT e a UFRJ. O projeto Laboratórios Integrados prevê que técnicos do instituto e da universidade; professores, pesquisadores, empreendedores e estudantes atuem colaborativamente. Ao laboratório de Engenharia, o IMCT disponibilizará ainda equipamentos voltados para o ensino de metrologia, a ser utilizado mais diretamente por estudantes das três áreas oferecidas no campus Macaé: Civil, Mecânica e de Produção e, assim como ao de Modelagem Matemática, bancadas e outros acessórios.

Os alunos de Engenharia da UFRJ já utilizavam o Laboratório de Metrologia do IMCT para o ensino prático desta disciplina. Com a integração, ele será aproveitado não somente para o ensino – com a vantagem de evitar o deslocamento dos estudantes ao instituto – como também para pesquisas e para projetos de extensão comunitária (empresas, embrionárias e empreendedores). “Priorizamos o desenvolvimento de qualidade em Macaé. O incentivo à pesquisa, seja com apoio técnico ou financeiro, é necessário para prepararmos a cidade para o futuro e não perdermos o que conquistamos. Tanto a nossa equipe técnica, quanto a acadêmica da UFRJ estão muito motivadas”, pontuou o presidente do IMCT, Joelson Rodrigues.

Os laboratórios vão priorizar projetos em colaboração. Os apresentados esta semana foram avaliados como de muito boa qualidade: Projeto Petrus; Projeto Baja; Projeto Desafio Solar Brasil; Projeto Minigerador Eólico; Projeto Mentes à Obra; Projeto Engenheiros sem Fronteiras; Projeto Desenvolvimento de Sistema Solar Fotovoltaico e o Projeto de Desenvolvimento de vídeo aulas complementares ao ensino de física. Durante as apresentações, estiveram presentes, o coordenador geral dos cursos de Engenharia da UFRJ, Prof. Dr. Márcio Medeiros, e os professores Habib Montoya, João Sant'Anna e Matheus Barros.

O primeiro Integrado foi o Laboratório de Microbiologia (12/5/2016). Diferente dos de Engenharia e Matemática, a serem em breve inaugurados, o LabBio fica na sede do IMCT, onde se encontram os demais do Programa de Pós-Graduação em Bioativos e Biociências da UFRJ/Macaé (PPGProdBio), com cursos de Mestrado e Doutorado. Esse laboratório dispõe de um moderno cromatógrafo contracorrente (analise de compostos), adquirido pela UFRJ através de bolsa de pesquisa. A previsão é que também se consolide, em curto prazo, um Laboratório de Empreendedorismo no curso de Engenharia de Produção. O protótipo desse laboratório já participa da coordenação do projeto, agora integrado, da Incubadora de Empreendimentos Inovadores de Macaé, vinculado ao IMCT e um dos braços do Parque Tecnológico de Macaé.