‘Cinema na Rua’ estará nos Cavaleiros

14/06/2019 16:54:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Raphael Bózeo e Andréa Lisboa

Será exibido ‘Os filhos de Joseph’ do Festival Varilux de Cinema Francês e Aliança Francesa

O ‘Cinema na Rua’ da Secretaria de Cultura de Macaé apresentará, nesta sexta-feira (14), às 19h, sua segunda sessão. O projeto que começou no último dia 9 (domingo), no Espaço de Convivência das Malvinas, vai acontecer agora no Espaço de Convivência dos Cavaleiros (Posto 2). Será exibido ‘Os filhos de Joseph’, que integra a grade do Festival Varilux de Cinema Francês e Aliança Francesa. O festival está acontecendo no Teatro Municipal de Macaé e no Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, com o apoio da Prefeitura.

"O ‘Cinema na Rua’ tem o objetivo de promover a cultura e levar o cinema à população que não tem acesso. Nós vamos percorrer bairros e distritos da cidade exibindo curtas-metragens, longas e animações. Vamos incentivar as produções locais e regionais, como já é feito por meio do projeto mensal ‘Curta no Museu’. A Secretaria de Cultura adquiriu um telão inflável de oito metros por sete e um projetor moderno para atender ao ‘Cinema na Rua’. Está sendo muito gratificante. A tarde nas Malvinas com a apresentação da animação ‘Asterix e o Segredo da Poção Mágica’ foi uma festa com pipoca e muita alegria", disse o secretário de Cultura, Thales Coutinho.

Nos Cavaleiros será exibida a história de Ivan (13), que está descobrindo o amor. Ele tem como referências o pai, Joseph e o irmão mais velho, Joaquim. Entretanto, o garoto começa a repensar se esses são exemplos que quer seguir, ao saber que o irmão corre o risco de perder o ano na faculdade e que o pai decide abandonar sua estável carreira como médico para se tornar escritor. A comédia dramática dirigida por Félix Moati tem duração de 1h30.

Dia dos Namorados

Quem comemorou o Dia dos Namorados, quarta-feira (12), assistindo o filme ‘Amor à segunda vista’, oferecido pelo Festival Varilux de Cinema Francês e Aliança Francesa, com o apoio da Prefeitura de Macaé, não se arrependeu. A comédia romântica lotou o auditório do Solar dos Mello – Museu da Cidade de Macaé, assim como na noite de quinta-feira (11), com o drama ‘Boas intenções’. Antes e ao final das sessões, o público pôde visitar os estandes de gastronomia dos empreendedores parceiros do projeto ‘Quintas no Museu’. Devido ao festival, o ‘Quintas no Museu’ retornará no dia 27 de junho.

O casal de professores, Luiz Casimiro (História) e Alaine Lopes (Português) são público cativo do Festival de Cinema. “Acompanhamos todo o ano e gostei muito da ideia das sessões acontecerem em outros prédios da Cultura, além do Teatro Municipal. Muito bom o filme e o espaço”, disse Luiz. Para Alaine, as exibições no museu foi uma boa estratégia para atrair novo público. “É preciso que as pessoas não continuem a pensar em museu como lugar de coisas velhas”, ressalta.

Na próxima semana, serão exibidos dois filmes gratuitos no museu. A intenção dos organizadores é fazer as sessões na área externa, caso o clima esteja favorável para isso. Na segunda-feira (17), o ‘Cyrano Mon Amour’ e na terça-feira (18), ‘O Mistério de Henri Pick’. Já na quarta-feira (19) será a vez dos curtas regionais. O projeto ‘Curta no Museu’ fará três sessões: ‘Vigia’, com Alexandre Amado, ator formado pela Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), ‘A Carta’ da macaense Cia Grotosko e um documentário surpresa.

O Solar dos Mellos está localizado na Rua Conde de Araruama, no centro da cidade. O telefone para mais informações é 2759-5049.


Fotos Relacionadas