Clínica da Família promove mobilização na praça

21/02/2017 15:48:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: João Barreto

Distribuição de preservativo masculino em época de pré-Carnaval conscientiza população

A Clínica da Família, inaugurada no dia 2 de janeiro, realiza nesta terça-feira (21), na Praça Veríssimo de Melo, até 16 horas, evento para divulgar o trabalho desenvolvido pela unidade de saúde. A ação tem a participação do Programa de Saúde da Mulher, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/ DSTs), Coordenadoria Geral de Políticas sobre Drogas, Programa de Assistência Integral à Saúde do Idoso (Paisi) e da Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan).

e acordo com informações da representante da Coordenação Técnica Estratégia Saúde da Família, uma das organizadoras do evento, Kelly Pires, a Clínica da Família atende a população que reside nos bairros Centro, Imbetiba, Costa do Sol e Parque Valentina Miranda.

- No local são oferecidas consultas individuais e coletivas; pré-natal e puerpério; acolhimento mãe-bebê após alta da maternidade; ações de promoção da saúde; rastreamento de câncer do colo do útero (preventivo) e mama; curativos; teste rápido de gravidez e acompanhamento de doenças crônicas - explicou.

Quem passa pela Praça Veríssimo de Melo afere a pressão arterial, realiza avaliação nutricional e recebe preservativos masculinos. Informações sobre como prevenir o câncer de útero e mama foram destacadas. Moradores também fizeram solicitações de visitas e informaram possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.

O aposentado de 78 anos, Eurico Pinheiro, que passava pelo local na manhã desta terça-feira (21), aproveitou a oportunidade para aferir a pressão. "Tomo remédio diariamente para evitar que a pressão suba e tento ter uma vida saudável e cuidar da minha saúde", disse.

Já a professora Rosimery Flores, de 47 anos, foi procurar informações com os profissionais da Catan para sua filha de 11 anos, Gabriela Flores, que apesar de ter uma boa alimentação, está acima do peso.

- Estou aqui para saber o que posso fazer para ajudar a minha filha a ter uma vida mais saudável. Agora com esse encaminhamento vou levá-la para se consultar com uma nutricionista - contou.

O evento será realizado também na quinta-feira (23), em frente à Sociedade Musical Nova Aurora, na Avenida Rui Barbosa, no Calçadão.

Serviço - A Clínica da Família funciona na Rua Dr. Luiz Belegard, s/n, no bairro da Imbetiba, anexo ao Pronto Socorro Municipal, de 7h às 19h.


Fotos Relacionadas