Coleta de pneus para reciclagem: uma questão de sustentabilidade

12/09/2017 14:47:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo Secom

De janeiro a julho deste ano, 314 toneladas de pneus inservíveis foram recolhidos

O Setor de Resíduos Sólidos da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade recolheu, de janeiro a julho deste ano, 314 toneladas de pneus inservíveis. Isso porque para oferecer à cidade alternativas ambientalmente adequadas de destinação deste material, a Prefeitura de Macaé possui programas e ações.

- Pelo volume, peso, grau de periculosidade ou degradabilidade, os pneus requerem procedimentos especiais para o seu manejo e destinação, considerando os impactos negativos e os riscos à saúde e ao meio ambiente - diz Gabriela Certório, coordenadora desse setor.

Os pneus foram juntados nas borracharias da cidade, com o uso de caminhão em rotas predeterminadas. No Programa Municipal de Coleta de Pneus, todo material coletado é encaminhado pra reciclagem, por meio de convênio com a Reciclanip, empresa responsável pela reciclagem do material em todo o país e que representa a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).

A média mensal é de 48 toneladas de pneumáticos usados para serem enviados à empresa.Gabriela conta que o pneu inservível é um objeto que retém água, gerando risco ao meio ambiente e à saúde publica. Se abandonado ou inadequadamente exposto à chuva, se torna criadouro de vetores de doenças, como o mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika vírus e chicungunha. Por isso, se faz necessário disciplinar a destinação e descarte adequado desse material.

Dos pontos de coleta, os pneus vão para trituração nessa empresa, quando podem ser encaminhados a dois tipos de reciclagem: o coprocessamento, para ser usado como fonte de energia para a indústria de cimento ou a fabricação de manta asfáltica, solada de sapatos, tapetes de automóveis, pisos de quadras poliesportivas e outros.

As rotas em Macaé abrangem a região norte - Jardim Carioca, São José do Barreto, Parque Aeroporto, Lagomar, Barra de Macaé, Ajuda de Cima, Imburo e Linha Azul - e o Centro - Aroeira, Botafogo, Novo Botafogo, Visconde de Araújo, Centro, Miramar e Cajueiros.

Na área sul da cidade, a coleta de pneumáticos se dá nos bairros Sol y Mar, Riviera Fluminense, Alto dos Cajueiros, Novo Cavaleiros, Costa do Sol, Praia Campista e Linha Vermelha. Já na serra, o trabalho é feito em todos os distritos.

Gabriela finaliza dizendo aos borracheiros que, para incluir seu estabelecimento nas rotas, eles devem entrar em contato com a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade pelo telefone: 2772-3571.