Colocação no mercado de trabalho é tema de treinamento

10/03/2017 15:12:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin

Nesta sexta-feira, foi realizado o treinamento básico

Aconteceu nesta sexta-feira (10), de 8h30 às 14h, no Auditório do Paço Municipal, na sede da Prefeitura, um treinamento para consultores da Central do Trabalhador de Macaé (CTM), com o tema: Qualidade e padronização de atendimento para os consultores de imersão.

Esse treinamento, uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através da Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda, com a parceria da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), tem como objetivo melhorar o índice de colocação no mercado de trabalho dos trabalhadores atendidos pelos consultores da CTM. De acordo com informações da Secretaria de Trabalho e Renda, o treinamento será realizado em dois módulos: básico e avançado. Nesta sexta-feira, aconteceu o treinamento básico.

A abertura do evento contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Vandré Guimarães, que parabenizou a todos pela iniciativa.

O secretário adjunto de Trabalho e Renda, Leonardo Pessanha, destacou os três pilares em que se baseia o trabalho da pasta: auto impacto, baixa implementação e baixo custo, atendendo as demandas de um mercado mundial em crise. "A importância é definir as prioridades e em seguida atender ao cidadão de Macaé que é quem nos paga", acrescentou.

- Nosso objetivo é fazer diferente, visando a retenção e atração das empresas, padronizando as ações. Nesse módulo básico do treinamento, queremos trazer os planos e perspectivas da gestão do prefeito Dr. Aluízio. Para isso, contamos com as apresentações de profissionais conhecedores de suas áreas de atuação, trazendo os números reais e as grandes possibilidades que Macaé tem e sempre teve no mercado offshore, colocou o secretário.

A primeira apresentação teve como tema o mercado offshore de óleo e gás, feita pela engenheira Rosana Galharde, um mercado muito impactado pela crise econômica vivenciada pelo país. "A cadeia de óleo e gás foi muito atingida, mas se recupera. Estamos trabalhando com as empresas deste setor", disse a profissional, que apresentou vídeo sobre o trabalho nas plataformas de petróleo e sobre o envolvimento e integração do Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Renda na atração e retenção de empresas em Macaé.

O consultor técnico de Políticas Energéticas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Gustavo Wagner, colocou que muitas empresas do mercado offshore concentram suas operações no Estado do Rio e em Macaé. "Vimos empresas gigantescas, líderes mundiais fecharem seus escritórios no Brasil, de Norte a Sul, mas mantendo suas bases em Macaé, tornando-se o núcleo dessas empresas no pais. Inclusive funcionários dessas empresas prestam serviços em outros lugares do mundo a partir de Macaé, que vem se consolidando na cadeia offshore do pré-sal".

Dentro de 30 dias acontecerá o treinamento avançado, com apresentação do diretor da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Raul Machado, com o tema Recrutamento e Seleção.


Fotos Relacionadas