Combate a dengue deve permanecer nas férias de verão

26/12/2018 15:42:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Rui Porto Filho - Equipe Secom

Vistorias devem ser redobradas no período de férias

Os cuidados com a prevenção ao mosquito Aedes aegypti, responsável em transmitir a dengue, chicungunha, zika vírus e febre amarela, devem ser redobrados no período de férias. A orientação é do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde. Segundo informações do setor, até esta quarta-feira (26), foram visitados 297.606 imóveis no município. Agentes de combate a endemias realizam mutirão até sexta-feira (28) nos bairros Cajueiros, Centro, Imbetiba, Barra de Macaé e Novo Cavaleiros.

O coordenador administrativo do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Flávio Paschoal, orienta que os cuidados devem ser redobrados para quem deixar suas casas vazias ou alugar no período de férias. "O morador deverá tomar cuidado durante o ano todo. No entanto, caso a pessoa for viajar, deverá prestar atenção se deixou a tampa do vaso sanitário fechada, se há depósitos que possam acumular água e servir de possíveis focos para o mosquito", alertou, acrescentando que o mesmo cuidado deverá ser tomado caso a pessoa for alugar um imóvel no período de férias.

"Se a pessoa for viajar para locais onde existem casos de febre amarela, é importante que elas sejam imunizadas dez dias antes de ir para a cidade de destino. Quando voltar de viagem, o morador não pode esquecer de fazer uma nova vistoria minuciosa para ver se há água acumulada no quintal, evitando, dessa forma, que as larvas do Aedes se proliferem", ressaltou Flávio Paschoal.

De acordo com ele, ainda esta semana, além do trabalho de rotina, os agentes vão percorrer alguns pontos da cidade onde há casos suspeitos e positivos da dengue.

Será realizado o controle mecânico com eliminação de criadouros inservíveis, como latas, garrafas, potes, casca de ovo, copos descartáveis e outros, bem como proteção daqueles servíveis. E medidas de controle químico com uso de larvicida em depósitos que não possam ser eliminados, além de inseticidas para extermínio do mosquito na fase adulta.

Vale lembrar que em casos de chuvas, o cronograma será alterado. Mais informações poderão ser adquiridas na sede do Centro do Controle de Zoonoses (CCZ), que fica na Rua Leopoldina Araújo, 185, Visconde de Araújo ou pelo telefone: 0800 022 6461 e ainda pelo e-mail: cczmacae@yahoo.com.br.