Combate à dengue é intensificado no bairro da Imbetiba

31/03/2015 12:38:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: João Barreto

Ação no bairro da Imbetiba disponibiliza 33 agentes e três supervisores de campo

Agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estiveram na manhã desta terça-feira (31), no bairro de Imbetiba, para visitar as casas, aplicar larvicidas e fazer o trabalho de orientação. A equipe montou um estande na Praça Luiz Reid e na orla da Praia dos Cavaleiros para distribuir folhetos explicativos sobre a dengue e febre chicungunha e ainda receber solicitações de visitas.

De acordo com informações do coordenador Geral do CCZ, Ramon Bouças, a população deve ficar atenta no período de chuva, pois é ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

A ação no bairro da Imbetiba disponibilizou 33 agentes e três supervisores de campo que percorrem até o final desta terça os 2.344 imóveis que integram os 48 quarteirões do bairro. A ação conta ainda com 15 agentes que atuam em pontos estratégicos como os cemitérios.

O trabalho dos agentes consiste em vistoriar as residências, orientando os moradores sobre os cuidados para evitar a proliferação de focos do mosquito da dengue. Segundo ainda o coordenador, as ações serão realizadas também nesta quarta-feira (1º de abril), no bairro Nova Malvinas e no Planalto onde serão disponibilizados 13 agentes, que percorrerão 11 quarteirões e 464 imóveis.

Está dentro do cronograma também, ações nos bairros Cajueiros, Nova Esperança e Malvinas. Outras informações e solicitações poderão ser feitas pelo disk dengue: 0800-022 646.

Capacitação para educadores

A capacitação para diretores e orientadores pedagógicos sobre a dengue continuou nesta terça-feira (31), no auditório do Paço Municipal. O objetivo é que os profissionais sejam multiplicadores em suas unidades de ensino no combate à dengue.

A secretária de Educação, Lúcia Thomaz, disse que esta é uma oportunidade importante para que os profissionais reforcem os conhecimentos diante do combate à dengue. “Por meio do curso, os participantes serão multiplicadores de informações na sala de aula e junto aos outros educadores”, destacou.

Já o coordenador do CCZ, Ramon Bouças, destaca que o mais importante é a educação como elemento de formação do ser humano. "Como educação é a base de tudo, nós temos que insistir neste fundamento. Na parte prática, o CCZ já atua e também procura conscientizar, por meio da educação. Nosso objetivo é que esses educadores sejam multiplicadores em suas unidades de ensino", conclui.