Combate à dengue é realizado durante todo o ano

02/07/2015 16:57:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin

Agentes eliminam todos os possíveis focos do mosquito

A secretaria de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), desenvolve rotina diária de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

Além das visitas domiciliares, os agentes de endemias também percorrem pontos estratégicos como ferros velhos, borracharias e cemitérios. Os agentes realizam ainda um trabalho de prevenção.

Nos cemitérios, por exemplo, os agentes verificam os depósitos que acumulam água para eliminação e tratamento. Os agentes passam as orientações para a equipe administrativa, como os provedores de cemitério e também para os pedreiros sepultadores (coveiros), para que possam ajudar a identificar possíveis focos do mosquito.

Roedores - O trabalho de controle de roedores também é feito através da solicitação dos moradores. Os agentes vão até o local, verificam a existência de toca de roedores para colocação das iscas com raticida.

As iscas são colocadas sem riscos para o homem ou para outros animais. Eles lembram que lixo e restos de alimentos expostos atraem os roedores. As sugestões e solicitações podem ser feitas pelo telefone (22) 2772-6461.