Combate a vetores prossegue nesta semana

14/08/2018 12:04:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Rui Porto Filho

Visitas domiciliares dos agentes de combate a endemias buscam eliminar criadouros do Aedes Aegypti

As ações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, prosseguem em sete bairros nesta semana: Virgem Santa, Botafogo, Aroeira, Morro de Santana, Centro, Nossa Senhora da Glória e São Marcos. Os trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável em transmitir a dengue, chicungunha e zika vírus, vão até sexta-feira (17). Além disso, os agentes de endemias realizam ações contra roedores e culex.

O controle do culex é feito no Canal Aroeira (terça-feira, 14); Canal do Capote e Bairro da Glória (quarta-feira, 15); Canal Campos Macaé I (quinta-feira, 16) e Canal Campos Macaé II (sexta-feira, 17). Em caso de chuvas e ventos fortes, os trabalho serão adiados.

O combate aos roedores ocorre nesta terça-feira (14) no bairro Jardim Franco; quarta-feira (15), na Barra de Macaé; quinta-feira (16), Lagomar e sexta-feira (17), no Miramar.

Palestra - Técnicos do setor de Educação em Saúde do Centro de Controle de Zoonoses estarão na quinta-feira (16), de 8h às 17h, na Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat), no auditório do Hospital São João Batista, para falar sobre a importância da prevenção ao Aedes aegpti.

Vacinação antirrábica - Cães e gatos, a partir de cinco meses de vida, podem ser vacinados nesta quinta-feira (16) no bairro Virgem Santa. A vacina antirrábica é a principal forma de controlar a doença, que mata tanto seres humanos quanto os animais.

A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos. É causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central. A transmissão acontece do animal infectado para o sadio por meio de contato da saliva, por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) fica localizado na Rua Darcílio Possati, 134, Visconde de Araújo. Informações, solicitações de visita e palestras poderão ser feitas pelo telefone 0800-022-6461 ou pelo e-mail cczmacae@yahoo.com.br.


Fotos Relacionadas