Combate ao bullying é reforçado nas escolas

05/04/2017 15:29:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Colégio Amil Tanos recebe as ações nesta quarta-feira

O combate ao bullying é reforçado nas aulas do Ensino Fundamental, Médio e da Educação de Jovens e Adultos como forma de lembrar a data nacional desta luta, na sexta-feira (7 de abril). Até o final do mês, professores e orientadores vão enfocar no dia a dia questões que envolvem o respeito ao próximo. Em Macaé, as 106 escolas municipais promovem estratégias pedagógicas para que os alunos fiquem mais conscientes quanto a comportamentos indesejáveis na escola.

A educação tem a proposta de minimizar atitudes agressivas e violentas, como brigas, ameaças e zombarias. Entre as unidades que desenvolvem ações voltadas para identidade e zelo está a Escola Municipal Amil Tanos (Morro de Santana). O assunto, segundo a diretora Lucilene Nascimento será abordado até o final do ano junto ao projeto "Africanidade". Serão enfatizadas questões como respeito à identidade e relações étnicas-raciais. "Estamos apresentando "o bullying em ocasiões diversificadas. Nesta semana, a temática fez parte do horário de planejamento.Também contamos com professores que estão trabalhando com o livro "Ninguém sabe o que fazer. Uma história sobre o bullying", ressalta.

A aluna do 3º ano, Adriana da Conceição, fez questão de ler o livro em casa e na escola na aula da professora Sandra Bandeira. "Já sofri bullying, mas hoje tudo melhorou e sei como devo fazer", falou. Já o diretor adjunto Luis Carlos Pereira, destaca junto aos alunos da Educação Infantil e turmas de 1º ao 5º ano questões que envolvem o respeito, a diversidade e a união.“Toda comunidade escolar é integrada em atividades com foco para o desenvolvimento do processo de ensino”, comentou.

O secretário de Educação, Guto Garcia, explica que com a produção de cartazes, gêneros textuais e debates, a rede tem a finalidade de comprometer a comunidade escolar para a construção da paz na escola. Já os professores vão saber mais sobre o tema para planejar atividades que propiciem melhores condições na sala de aula.

O bullying é um termo novo utilizado para um problema bem antigo: atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo do mesmo grupo, incapaz de defender-se.

Algumas ações podem ser caracterizadas por bullying como colocar apelidos excessivos, isolar a pessoa, ofender, chutar, quebrar objetos e provocar sofrimento.

Projeto Encontros estimula boa convivência

Ministrado por equipe de orientadores educacionais, o projeto Encontros leva informações voltadas para o bem-estar de alunos, pais e responsáveis, além de professores e funcionários da rede de ensino.

Desenvolvido em um cronograma diferenciado nas unidades de Ensino Fundamental, as oficinas do projeto são ministradas uma vez a cada mês, durante os intervalos dos turnos nas unidades ou em dias específicos conforme a agenda definida pela equipe. Durante a programação são realizadas dinâmicas, grupos de estudos e palestras.


Fotos Relacionadas