Combate ao zika vírus: limpeza prossegue no Lagomar

05/02/2016 13:17:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Guga Malheiros

Retirar entulhos ajuda a eliminar possíveis focos do Aedes aegypti

Equipes da Secretaria de Serviços Públicos realizaram nesta semana a limpeza de terrenos baldios e recolhimento de entulhos no Lagomar. Até esta sexta-feira (5) foram retirados 37 caminhões de materiais inservíveis do bairro.

O mesmo trabalho foi realizado nas últimas semanas nos bairros Parque Aeroporto e Ajuda de Cima. Na próxima semana, os trabalhos continuam. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde traçou algumas ações para depois do Carnaval. Os agentes de endemias realizarão visitas domiciliares em nove bairros, inclusive a Região Serrana.

Na quinta-feira (11), a reunião do Gabinete de Gestão Estratégica contará com a participação de representantes das Forças Armadas para a definição das ações que serão realizadas no dia 13.

De acordo com o CCZ, na próxima semana, as ações serão realizadas nos bairros Riviera Fluminense, Centro, Visconde de Araújo, Lagomar, Parque Aeroporto, Aroeira, São Marcos, Malvinas e no distrito de Córrego do Ouro.

O controle químico com carro fumacê será realizado na quinta-feira (11), às 6 horas, no bairro Ajuda de Baixo e às 18 horas no Lagomar. Já na sexta-feira (12), às 6 horas, nas Malvinas e 18 horas no Lagomar. As condições climáticas podem alterar a programação.

O coordenador geral do CCZ, Flávio Paschoal, destaca que a população pode contribuir com o trabalho dos agentes de endemias. "A informação é a principal arma contra o mosquito.

Eliminamos criadouros, e enfatizamos as consequências que a falta de prevenção pode trazer. A dengue mata. A chicungunha debilita e ainda temos que prevenir contra a microcefalia", afirmou o coordenador.


Fotos Relacionadas