Começa o remanejamento nas escolas

07/03/2017 09:39:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Pais e responsáveis podem solicitar alteração de escola até sexta-feira

Pais e responsáveis dos estudantes da rede municipal que desejam transferência de escola devem solicitar o remanejamento a partir desta terça-feira (7) até sexta-feira (10). O pedido deve ser feito na própria escola em que os alunos estudam. O resultado será divulgado no dia 28 de março na unidade de origem do aluno. Após esta etapa, o pai ou responsável que conseguir a vaga desejada deverá confirmar a matrícula entre os dias 28 e 31 de março, no novo local.

O setor de pré-matrícula vai levantar o quantitativo de vagas disponíveis nas escolas para avaliar todas as demandas de solicitações das trocas. Somente para este ano letivo de 2017, foram registrados cinco mil estudantes atendidos na primeira e segunda fase da pré-matrícula, realizadas respectivamente no mês de novembro para candidatos às vagas de maternal I (dois anos) e maternal II (três anos) e dezembro aos candidatos a partir de quatro anos.

Para transferência de escola, o candidato deve apresentar protocolo, disponibilizado pela unidade escolar em que estudava e documentos pessoais: original e cópia da certidão de nascimento, certidão de casamento ou documento oficial, que a substitua, original e cópia da carteira de identidade para estudantes maiores de idade, foto 3x4, original e cópia da carteira de vacinação atualizada para Educação Infantil.

Também devem ser fornecidos declaração de escolaridade-protocolo em curso ou histórico escolar, comprovante de residência (recibo de conta de água, luz ou outra correspondência); original do laudo clínico, em caso do candidato necessitar de atendimento educacional especializado, além do cartão do Bolsa Família (todos com original e cópia). Todos os originais dos documentos serão devolvidos no ato da matrícula, com exceção da declaração de escolaridade, protocolo em curso ou histórico escolar.

Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, a rede municipal está trabalhando da melhor forma para atender os alunos de todos os segmentos. "Temos muitos desafios pela frente. Na primeira e segunda etapa da pré-matrícula houve registro de um total de 5.483 pré-matrículas de novos alunos", ressaltou o secretário. O município atende à determinação legal, cuja previsão é que todas as crianças com quatro anos devem estar matriculadas nas escolas.

Os responsáveis que tiverem dúvidas quanto ao remanejamento também podem ligar para o telefone 2762-2373. A Secretaria de Educação funciona na Rua Antero Perlingeiro, 402, Macaé, Centro, das 8h às 17h.