Começa o VIII Curso de Redução de Danos

17/04/2019 17:34:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Mauricio Porão

Macaé é o único município do país a realizar oito edições do curso

A Coordenadoria Geral de Políticas Sobre Drogas (CGPOD), com o proposta de contribuir com a firmação de uma Política Pública de Atenção e Cuidado aos usuários de substâncias psicoativas realizou, nesta quarta-feira (17), no auditório do Centro Administrativo Luiz Ozório (Cealo), a aula inaugural da VIII edição da escola de Redução de Danos ao uso prejudicial de Álcool, tabaco e outras drogas. O tema deste ano é: Práticas na Produção da Vida. A programação segue até 4 dezembro, com encontro sempre às quartas-feiras.

Ao todo são 40 alunos, constituído por acadêmicos e profissionais que atuam no cuidado com o ser humano dependente de álcool e outras substâncias psicoativas. O Secretário Adjunto de Atenção Básica, Hélio Conceição da Cruz esteve presente na aula inaugural e destacou a importância do curso não só para saúde mental, mas, também, para toda rede.

"O objetivo do curso é destacar estratégias voltadas para qualidade de vida, com foco de redução de danos não apenas para o uso de álcool, tabaco e outras drogas, mas, também, para questões de saúde como diabetes, obesidade, além de compulsão até mesmo por compras", disse.

De acordo com a assistente social do CGPOD, Samantha Fragoso, componente da Coordenação Geral de Políticas Sobre Drogas (CGPOD), o projeto é do Governo Federal e Macaé é o único município do Brasil a realizar oito edições do curso. "O curso tem como objetivo ampliar e formar as consciências, do ponto de vista em que promove o cuidado e desperta novos olhares em relação ao fenômeno do uso e abuso de drogas. Esse ano, tivemos cerca de 80 inscritos, de Macaé e municípios vizinhos, fato que consolida o curso e mostra uma visão ampliada para o sujeito", pontuou Samantha.

O curso é dividido em etapas como: gerência de vigilância em saúde; política sobre drogas; o papel da reforma psiquiátrica na modificação dos parâmetros do cuidado do uso problemático de substâncias psicoativas; os desafios da socioeducação; psicanálise e redução de danos; abordagem à população em situação de rua; primeiros socorros; redução de danos e o ambiente escolar, entre outros.

O módulo conta com a parceria do campus da Universidade Federal Fluminense (UFF-Rio das Ostras), campus Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Instituto de Psiquiatria do Rio de Janeiro e Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio, que disponibiliza os certificados ao término do curso.


Fotos Relacionadas