Começa Setembro Amarelo com alerta sobre suicídio

11/09/2018 11:09:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: João Barreto

Secretaria de Saúde oferece dispositivos de atendimento de saúde mental

Começou a programação do Setembro Amarelo, que alerta a população sobre a prevenção ao suicídio. Dentro das atividades, a Secretaria de Saúde de Macaé, por meio da Coordenação de Saúde Mental, realiza no próximo dia 19, no pronto-socorro do bairro Aeroporto, uma palestra sobre o tema, visando conscientizar a população a respeito dos sintomas desse problema que normalmente é ligado à depressão.

Para coordenadora de Saúde Mental, Deborah Casarsa, esse assunto deve ser sempre colocado em pauta, com objetivo de desmistificar a saúde mental e chamar atenção para os sinais que podem levar alguém a se matar. O evento é destinado a toda sociedade, profissionais de saúde, educação e estudantes destas áreas.

De acordo com Deborah, 90% dos suicídios têm ligação com doenças de transtorno mental, principalmente o bipolar e de personalidade, dependência química, depressão e esquizofrenia. "Temos que ampliar mais a discussão sobre esse assunto para evitar o preconceito, pois o suicídio não é uma escolha, é um sintoma de uma doença grave que precisa ser tratada e prevenida", explicou.

Ela lembrou que os familiares e as pessoas próximas devem ter precaução com comportamentos como isolamento social, descuido da imagem, mudança rápida de humor e perda de peso. Nestes casos é fundamental procurar a ajuda de um profissional de saúde especializado, que indicará o melhor tratamento. "A cada um caso de suicídio, existem 20 casos de ideação, ou seja, a pessoa já pensou em fazer", detalhou.

Em Macaé, a Secretaria de Saúde oferece diversos dispositivos de atendimento da saúde mental como os Centros de Atenção Psicossocial; Caps AD - Álcool e Drogas; Caps Betinho e Caps I - Infantojuvenil; Emergência Psiquiátrica e Centro Ambulatorial, ambos no pronto-socorro Aeroporto. Além disso, o Núcleo de Saúde Mental, onde é feito o acolhimento das pessoas que procuram a unidade espontaneamente, trabalha o tema.

A coordenadora ressalta que o primeiro tratamento é a informação, por isso, durante o mês de setembro, várias ações são realizadas a fim de sensibilizar a população e os profissionais da área para uma questão de saúde pública. Deborah acrescentou que o maior índice de suicídio está entre 15 e 29 anos, mais comum em mulheres e tem maior desfecho na terceira idade e letalidade em homens.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o suicídio é a décima maior causa de morte no Brasil e por dia são registradas 32 mortes por suicídio no país.

Serviço

Palestra:

Dia: 19/9

Hora: 10h

Local: Pronto-socorro Aeroporto - Rua Curuncango, s/n - Parque Aeroporto.

Dispositivos de Saúde Mental:

Núcleo de Saúde Mental - Rua das Laranjeiras, S/N - Imbetiba - (22) 2759-9410;

Caps AD - Rua Tiradentes, 240 - Imbetiba - (22) 2796-1295;

Caps Betinho - Rua Compositor Benedito Lacerda, 212 - Imbetiba - (22) 2796-1374;

Capsi - Rua Francisco Portela, 239 - Centro - (22) 2796-1352.