Começam matrículas nos Cemeaes

11/02/2019 12:22:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arquivo Secom

Natação é uma das modalidades oferecidas

Começou nesta segunda-feira (11) o período de matrícula para o Centro Municipal de Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes). Os interessados devem se cadastrar nas unidades que funcionam no Centro, Barra, Parque Aeroporto e Córrego do Ouro, das 8h às 17h. O encerramento das inscrições será quando as vagas forem preenchidas.

O atendimento é direcionado a alunos a partir de quatro anos matriculados nas escolas municipais e os que fazem parte do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e apresentam necessidades especiais (NEE), conforme a lei nº 4324/17. Os candidatos às aulas de dança e futsal devem ter a partir de seis anos.

Para o cadastro, os interessados devem procurar a unidade mais perto da moradia com os seguintes documentos: cópia da carteira de identidade ou certidão de nascimento, declaração escolar com o número do censo, atestado médico (somente para atividades físicas) e encaminhamento escolar.

No ano letivo de 2018, o Cemeaes registrou uma média de quatro mil atendimentos por mês. Segundo o Secretário de Educação, Guto Garcia, as atividades contribuem no contexto escolar. "As unidades do Cemeaes oferecem atividades voltadas para o bem-estar, qualidade de vida e prevenção, favorecendo a permanência, participação e a aprendizagem em unidade regular de ensino", destaca.

De acordo com o coordenador, José Carlos Crespo, o Cemeaes segue regulamento específico, criado pela Lei nº 1929/99. "O objetivo é assistir multidisciplinarmente os alunos através de metodologias e estratégias educativas diferenciadas, que implementam um processo ensino-aprendizagem voltado para o atendimento adequado às suas necessidades", ressalta.

Módulos

A unidade do Centro conta com apoio pedagógico, dança, fonoaudiologia, futsal, natação, natação adaptada, psicologia e oficina do corpo. Já o módulo da Barra conta com apoio pedagógico, natação, natação adaptada, dança, futebol de areia, psicologia e fonoaudiologia. A unidade da Serra (Córrego do Ouro) oferece apoio pedagógico, psicologia, fonoaudiologia, oficina do corpo, dança e xadrez.

Já o Cemeaes - Aeroporto desenvolve as atividades de apoio pedagógico, dança, natação, natação adaptada, alongamento adulto, ginástica adulto e hidroginástica adulto.

Endereços

Cemeaes - Centro

Rua Nova Aurora, 71

Telefone - 2796-1780

Cemeaes - Barra

Rua Hildebrando Alves Barbosa, 352

Telefone - 2791-0805

Cemeaes - Aeroporto

Rua Leony Alvarenga, 52

Telefone - 2772-0528

Cemeaes - Serra

Rua Adolfo Mota, s/nº, Córrego do Ouro

Telefone - 2765-3931