Foto: Juranir Badaró
A eleição foi realizada no Paço Municipal da Prefeitura
O Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commads) realizou eleição para o biênio 2014 - 2015, na segunda-feira (7), no Paço Municipal da Prefeitura. As instituições concorrentes às cadeiras do 2º e 3º setores escolheram os representantes por consenso entre seus membros e a plenária referendou o conjunto. Instituições públicas municipais se apresentaram para que seus membros assumissem o cargo de conselheiros, uma vez que para esses órgãos não precisa de eleição.
O setor governamental será representado pela Câmara Permanente de Gestão (CPG), Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT), Fundação Macaé de Cultura (FMC), secretarias de Ambiente, Habitação, Obras, Educação e Saúde, Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane) e Guarda Ambiental.
Instituições que serão conselheiras na gestão do biênio 2014 -2015 do Commads são: Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea -RJ); Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Petrobras; Macaé Convention & Visitors Bureau; Empresa de Pesquisa Agropecuária (Pesagro-Rio); Universidade do Grande Rio (Unigranrio); Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem-UFRJ); Comitê das Bacias Hidrográficas (CBH)-Macaé e Rio das Ostras e Sindicato Rural de Macaé.
Também serão conselheiras: Associação de Moradores do Bairro do Barreto; Associação de Moradores do Sana; Ongs Movimento SOS Praia do Pecado e Associação Tororó (Sana); Associação Macaense dos Auditores Ambientais; Instituto Visão Social; Iate Clube de Macaé e Colônia de Pescadores Z-3.
Os vereadores, representantes das Comissões de Obras, Serviços Públicos, Meio Ambiente e Urbanismo da Câmara Municipal, também deverão participar das atividades do Commads.
A secretária executiva do Commads, Ingrid Santos Stigger, informou que a plenária já apontou metas prioritárias de trabalho, com foco na continuidade dos encaminhamentos que o Conselho vem desenvolvendo, citando o exemplo da atualização das normativas que regem o Conselho, como a do Código Municipal de Meio Ambiente, entre outras leis e decretos.
As reuniões do Conselho são mensais e abertas aos interessados em contribuir para a gestão municipal e são realizadas na primeira semana do mês, geralmente às segundas-feiras.