Competição de animais agita XI Esmmam

20/05/2005 13:34:05 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O fim de semana é do cavalo mangalarga marchador, raça brasileira que se adapta bem em diferentes situações. Na XI Exposição Especializada do Mangalarga Marchador (Esmmam), que acontece até domingo no Parque de Esposições Latiff Mussi Rocha, em Macaé, 206 animais de 54 criadores de todo o país participam das competições.

Nesta sexta-feira, dia 20, as provas na XI Esmmam se concentraram em animais montados acima de três anos de idade. Até o período da manhã do dia 20 cerca de 90 animais haviam competido em Macaé.
O cavalo Mangalarga Marchador é genuinamente nacional, tendo como virtudes o andamento cômodo, quando há pouco atrito para o cavaleiro.

Segundo o juiz Carlos Eduardo Federicci de Oliveira, esta raça adapta-se facilmente a quaisquer fatores adversos como o tipo de terreno e diversidade climática. “Além disso, o animal é extremamente dócil”, afirma. Carlos Eduardo veio de Cachoeiras de Macacu para trabalhar no julgamento dos animais.

Para o organizador da parte de eqüinos da XI Esmmam, Oswaldo Piragibe Júnior, o número de expositores e de animais só não foi maior este ano porque a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador (ABCCMM) está passando por um processo de transição. A ABCCMM foi fundada em 1949 e tem filiados criadores de todo o país.

Criadores elogiam exposição

O criador João Carlos Hartz, que trouxe do Haras Porto Palmeira, em Sapiranga (RS), doze cavalos para competir, disse que o Parque de Esposições Latiff Mussi é um dos melhores que ele foi até hoje. “A estrutura é maravilhosa”, elogia. Dentre seus eqüinos há campeões nacionais.

Na Esmmam do ano passado Hartz obteve várias premiações. O criador gaúcho vai a uma média de doze competições por ano, preferindo exposições nas regiões Sul e Sudeste. Seu objetivo é garantir classificação em Macaé para competir no campeonato nacional da raça Mangalarga Marchador, em julho, em Belo Horizonte.

O mesmo objetivo é partilhado pelo criador macaense Flávio Moreira Araújo, proprietário do Haras Mediação. Ele tem oito animais competindo na XI Esmmam. Toda semana, ele participa de uma competição. No início de maio, esteve em Barra Mansa. Neste ano, já competiu em Miracema, Campos e em Leopoldina e Caxambu (MG). Nesta quinta-feira, dia 19, seu potro “Néon do Yuri” classificou-se em segundo lugar e garantiu vaga para o campeonato nacional.