Comunidade do Sol y Mar discute melhorias para o bairro

19/08/2005 14:10:02 - Jornalista: Catarina Brust

A equipe técnica da Coordenadoria Geral do Plano Diretor (Cogeplad) promoveu nesta quinta-feira (18) no bairro do Sol y Mar, a 17ª Oficina de Mobilização. Levar até as diferentes comunidades do município o que é o Plano Diretor, como será elaborado e despertar a população para participar do processo de construção da nova Lei, são as metas das oficinas que serão realizadas até o mês de setembro.

Lideranças comunitárias representadas pelas Associações de Moradores da Riviera Fluminense I, Novo Horizonte e do Sol y Mar e moradores, conversaram e discutiram sobre melhorias para as localidades. O principal problema apontado pelos moradores é o alagamento. Raimundo Paracaima foi um dos primeiros moradores do Sol y Mar. “Cheguei aqui há 18 anos atrás, fui o terceiro morador. Isso aqui era um brejo, com muito mato, vi o crescimento do bairro. Temos problemas quando chove, fica tudo alagado”, disse.

O secretário de Obras, Tadeu Campos, informa que já estão sendo feitos estudos para dar uma solução definitiva ao problema dos alagamentos.

O coordenador do Plano Diretor, Hermeto Didonet, sugeriu aos moradores durante a oficina, que uma das medidas poderia ser desassorear a rede pluvial e aumentar a bitola da rede de esgoto. “Temos que apontar no Plano Diretor demandas a serem solucionadas, priorizando o que é mais importante para direcionar a aplicação dos recursos. Até novembro estaremos discutindo nas Câmaras Temáticas melhores saídas para os problemas estruturais da cidade”, explicou Didonet.

Foram levantadas outras questões que poderiam trazer melhor qualidade de vida para a região que pertence ao Setor Administrativo 2 (Amarelo), como a retirada da linha do trem e a construção de áreas de lazer. “Esse momento de hoje é muito importante para a construção de uma nova Lei. A população é que deverá apontar o que quer para o seu município”, ressaltou o coordenador do Plano Diretor.