Concurso de Boi Pintadinho abre Carnaval de Macaé

04/02/2005 15:35:20 - Jornalista:

Manifestação folclórica que vem do início do século XVIII, nos engenhos e fazendas de gado do Nordeste, o Boi Pintadinho, se disseminou para várias partes do país. Em Macaé, o carnaval é aberto, todos os anos, com os desfiles de Bois Pintadinhos, que arrastam sempre uma multidão. Ontem, (03/04), cerca de 22 bois desfilaram na passarela do samba (Linha Vermelha).

Este ano o Concurso Oficial de Bois Pintadinhos teve uma novidade: a implantação do Regulamento Técnico e Disciplinar. De acordo com o presidente da Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam), José Carlos Antônio, o Dica, a medida foi tomada para organizar o desfile e dar mais responsabilidades aos presidentes dos bois, porque eram comuns os atrasos. Agora, os bois que não estiverem na avenida no horário determinado de desfilar, serão desclassificados.


Com cores vibrantes, os Bois Pintadinhos animaram o público na avenida. O Boi Matozinho abriu o desfile acompanhado do Boi Matozo. Nem a chuva atrapalhou a folia. Além do colorido dos Bois, os guarda- chuvas também enfeitaram a noite, tomada de muita alegria e diversão.

Os nomes dos Bois vão de títulos de novelas a apelidos de figuras carismáticas dos bairros. O presidente da Empresa Municipal de Turismo (Macaetur), Paulo Longobardi, assistiu atentamente aos desfiles e ressaltou a alegria da população macaense. “Este desfile é a maior demonstração da alegria do povo, sem conflitos, todos participando ativamente”, disse.

Concurso – Os Bois foram julgados por seis jurados, nos quesitos evolução, originalidade, bateria e animação. As notas foram de cinco a 10 para cada quesito.. A apuração dos resultados acontecerá na quarta-feira. A premiação, além de troféu para os três primeiros lugares, também será em dinheiro.