Conferência de Cultura começa na sexta

15/05/2018 11:06:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Arquivo Secom

Inscrições são feitas on-line; seis eixos temáticos são trabalhados

Para se inscrever gratuitamente e on-line para a quarta Conferência Municipal de Cultura de Macaé/2018, que acontece nesta sexta-feira (18), das 18h às 21h, e no sábado (19), das 9h às 17h, é necessário escolher um dos seis eixos temáticos que serão discutidos pelos grupos de trabalho (GTs). O tema central desta edição é ‘A Cultura como vetor de desenvolvimento social e econômico em Macaé, no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil’. A conferência será realizada no Teatro Municipal de Macaé, na Avenida Rui Barbosa, 780, Centro. Nos dias do evento, os inscritos deverão se credenciar no local.

O Coordenador de Economia Criativa da Secretaria de Estado de Cultura RJ, Carlos Cavalcanti, já é presença confirmada para ser facilitador das discussões de Grupo de Trabalho. Ele é consultor e gestor de empreendimentos criativos nas áreas de cultura, esporte, meio ambiente e do entretenimento; especialista em terceiro setor, sustentabilidade e responsabilidade social e irá colaborar com o Eixo 1 ‘Economia da Cultura e Tecnologias’.

O tema tem como objetivo avaliar o papel e os desafios do setor cultural para a economia e o desenvolvimento do país, considerando as transformações tecnológicas que impõem novos modelos de produção e difusão. Este eixo propõe uma reflexão sobre a relevância da Cultura não apenas por seu valor simbólico, mas também pelo seu potencial econômico e social, a relação da tecnologia e as novas mídias nesse cenário.

Já o Eixo 2 ‘Infraestrutura cultural, integração e desenvolvimento’, em razão do difícil momento econômico atual, discutirá sobre as formas como a sociedade e o Estado devam se unir de forma criativa, para a manutenção, o desenvolvimento e a reinstituição dos direitos culturais. Enquanto que o Eixo 3 ‘Cultura e sustentabilidade’ inclui a cultura como o quarto pilar da sustentabilidade, na anterior tripartite da sustentabilidade com foco econômico, social e ambiental. De acordo com este parâmetro, uma sociedade sustentável promove a diversidade cultural, o pluralismo e a solidariedade, principalmente com debates profundos sobre os desafios que refletem no estilo de vida das pessoas.

O Eixo 4 ‘Democracia, cidadania e diversidade’ também já tem facilitador confirmado. Fabio Lima é professor, militante cultural e assessor técnico na Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). Ele chefiou a Comissão de Cultura da Câmara de Niterói e a Representação Regional do Ministério da Cultura RJ/ES. Este eixo debaterá sobre ações de democratização do acesso à cultura, sobre a fruição, os meios de produção cultural, o apoio e estímulo às ações de cidadania cultural, sobre a preservação da diversidade de identidades culturais presentes nos territórios e ainda sobre os diferentes papéis do poder público e da sociedade civil nesse contexto.

‘Política Cultural, gestão e formação’ é o tema do Eixo 5, que se debruçará sobre a formulação e implantação de políticas públicas de cultura, democráticas e permanentes. As ações são pactuadas entre os entes da federação e a sociedade civil, para promover o desenvolvimento humano, social e econômico, com pleno exercício dos direitos culturais e acesso aos bens e serviços do setor.

A formação e a capacitação de pessoal para atuar na área cultural, onde cada vez mais, programas de qualificação devem ser mantidos, garantindo uma “mão de obra” capacitada e apta para empreender todas ações na gestão cultural são abordadas.

Por fim, o Eixo 6 trata da ‘Preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural’, que consiste em tudo o que a sociedade preserva com o objetivo de garantir a sobrevivência de sua história e de sua cultura.

O GT irá abordar aquilo que refletir o desejo de valorizar as memórias coletivas, sendo bens materiais ou imateriais, através de instrumentos de preservação e salvaguarda cultural.

Inscrições - https://goo.gl/forms/WSZPrV31OafUt4AH3. Ou no Facebook o Evento 4° Conferência Municipal De Cultura.

Programação

Dia 18 de Maio (sexta-feira):


  • 18h - Início do credenciamento.

  • 18h30 - Abertura com apresentações artísticas.

  • 19h - Composição da Mesa.

  • 19h30 - Leitura e Aprovação do Regimento pela Plenária.

  • 21h - Término.


Dia 19 de Maio (sábado):


  • 9h às 10h - Credenciamento.

  • 10h - Grupos de Trabalhos (GTs).

  • 12h15m - Intervalo.

  • 12h15m - Retorno aos Grupos de Trabalho.

  • 16h45m - Eleição dos delegados.

  • 17h - Encerramento.