Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente no começa hoje no auditório do SESI

27/06/2005 11:35:39 - Jornalista: Sonia Braga

Tendo como principal tema “A Violência Doméstica Contra a Criança e o Adolescente e a Incidência do Abuso Sexual Contra a Criança e o Adolescente”, O Conselho Municipal da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), inicia nesta segunda-feira (27), no auditório do SESI, situado na Alameda Etelvino Gomes, 155, Riviera Fluminense, a IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Macaé. O evento vai até terça-feira (28) e as inscrições podem ser feitas no local, antes do início do evento e através do site www.macae.rj.gov.com.br.

O presidente do CMDDCA, professor Edwar Santos Santana, espera um público estimado entre 200 e 300 pessoas. A estimativa, segundo ele, se deve ao fato da população ter abraçado a Campanha de Erradicação do Trabalho Infantil que acontece no município desde o mês de abril. Além da campanha de grande repercussão, outros trabalhos vêm sendo executados pelo Conselho Tutelar e pelo CMDDCA.

- As pessoas estão obtendo mais informações sobre os problemas que envolvem crianças e adolescentes no município, principalmente o abuso, que na maioria das vezes, parte de membros da própria família. A partir dessa informação, vem a conscientização e sensibilização. Diante disso, a comunidade procura ajudar de alguma maneira, como denunciando e procurando os órgãos competentes quando percebem que alguma coisa errada pode estar acontecendo, muitas vezes, bem próximo a elas, disse Edwar.

Serão debatidos os problemas envolvendo crianças adolescentes de Macaé, além da elaboração de um documento a ser apresentado na Conferência Estadual, que por sua vez, irá redigir outro documento para a Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A solenidade de abertura será nesta segunda-feira, às 18h, e contará com a presença do prefeito Riverton Mussi e diversas autoridades. Amanhã, dia 28, a Conferência terá início, às 8h, e término às 18h. Na parte da manhã, haverá palestras sobre “Participação e Controle Social nas Políticas Públicas”, “Violência Doméstica e Rede de Atendimento”, “Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente” e “A Participação Social na Promoção da Igualdade e Valorização da Diversidade”.

Todas as palestras serão proferidas por profissionais e especialistas na área. Às 12h20m, haverá debates com o público presente. Ainda à tarde, serão formados e distribuídos grupos temáticos, que apresentarão os relatórios e aprovarão as propostas. No final da conferência serão eleitos os delegados e representantes que participarão da Conferência Estadual.