Conferência Municipal da Cidade: concurso mobiliza estudantes

04/05/2016 10:37:00 - Jornalista: Joice Trindade e Tatiana Gama

Foto: Bruno Campos

Alunos são envolvidos em produções textuais que estimulam a participação cidadã

Alunos e professores da rede municipal de ensino participam até sexta-feira (6) dos trabalhos interdisciplinares sobre a 5ª Conferência Municipal da Cidade. O objetivo é mobilizar, por meio do concurso literário "Macaé: cidade inclusiva, participativa e justa", estudantes do segundo segmento do Ensino Fundamental (6°ao 9°ano) e do Ensino Médio. As fichas com as inscrições devem entregues, nesta mesma data, na coordenação de Projetos Externos da Secretaria de Educação, localizada na rua Antero Perlingeiro, 402, Centro. A iniciativa é uma parceria das secretarias de Gestão Estratégica e de Educação.

Entre as unidades participantes está o Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna. A escola, situada na Virgem Santa, fez questão de se inscrever no concurso com a participação de cerca de 100 alunos. De acordo com a diretora Tatiana Galante, a participação nessas programações visa estimular nos alunos o desenvolvimento de competências e aptidões linguístico-textuais.

As produções textuais estão sendo redigidas pelos estudantes com auxílio dos professores e serão selecionadas por uma comissão julgadora formada pela Secretaria de Educação. Os vencedores dos três melhores trabalhos de cada ano de escolaridade ganharão medalhas. A premiação do concurso está prevista para o dia 19 de maio, em local que ainda está sendo definido.

Outros objetivos são visar o desenvolvimento de laços de pertencimento, contribuindo com o seu processo de formação cidadã e, sobretudo buscar soluções para os impactos decorrentes da urbanização intensa que Macaé tem passado nos últimos anos.

A programação também busca discutir a questão da urbanização sem planejamento, refletir sobre os impactos negativos da mesma sobre a questão da sustentabilidade, além de mostrar a importância do interesse coletivo na definição de projetos. Será considerada, ainda, a participação de todos com uma nova modelagem de urbanização, de caráter inclusivo, com uma função social bem definida para a cidade e a propriedade.

Conferência - A edição de 2016 da Conferência Municipal da Cidade será realizada nos dias 20 e 21 de maio, no auditório da Cidade Universitária, localizada na Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros. Será discutido o tema "A Função Social da Cidade e da Propriedade". A ideia é debater o desenvolvimento urbano dos próximos anos e, assim, indicar prioridades do município.