Conferência rende parceria ambiental

27/10/2005 19:00:23 - Jornalista: Marilene Carvalho

O projeto de implantação de viveiros de mudas para recuperação de áreas degradadas em Macaé vem despertando grande interesse no meio empresarial. Idealizadora do projeto, a secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) já firmou acordos com a Ed Control e a Krest para recuperar áreas de restinga no entorno da Lagoa de Imboassica.

Na 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, a Semma conquistou uma nova parceira para o projeto, a OSEP Brasil Ltda. A empresa ficará responsável pela criação de um viveiro em sua própria área, visando recuperar a mata ciliar do rio Imboassica.

A OSEP Brasil está localizada no bairro Imboassica, em uma área de condomínio fechado de 54 mil metros quadrados. O local é alocado a 15 prestadoras de serviços do setor offshore, que estão distribuídas em quatro galpões. O gerente da OSEP, Paulo Maurício Taranto Gomes, tomou ciência do projeto através do Clube da Árvore e compareceu à Conferência de Meio Ambiente para se inteirar dos detalhes.

“Como estamos sediados em Imboassica achamos o projeto muito interessante, já que as mudas serão aproveitadas para beneficiar a região onde estamos instalados. Com essa parceria, pretendemos também influenciar as outras empresas que atuam dentro do condomínio para que elas se engajem neste projeto”, disse Taranto.

A criação de viveiros de mudas faz parte do projeto Corredores Ecológicos, que vem sendo disseminado com sucesso pelo secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo Tavares, através de palestras dirigidas às empresas sediadas no município. O Clube da Árvore tem sido um importante aliado neste trabalho, contribuindo para a aproximação dos dirigentes das empresas com o poder público municipal, através da Semma.