Congresso de Cartografia começa nesta segunda-feira em Macaé

26/09/2005 11:01:51 - Jornalista: Marilene Carvalho

Começa nesta segunda-feira, dia 26, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho – Macaé Centro - a XX Exposicarta, feira de produtos e serviços de Cartografia, Fotogrametria, Geodésia, Sensoriamento Remoto e Mapeamento Submarino, que visa atender à cadeia produtiva petrolífera e os municípios da Bacia de Campos. Paralelo ao evento, será realizado o XXII Congresso Brasileiro de Cartografia, com a expectativa de público de 1.200 participantes. O evento, que vai até o dia 29, será aberto às 19h30m, com a presença do prefeito Riverton Mussi.

A escolha de Macaé para sediar o evento, deve-se ao fato de que a cidade tornou-se o pólo nacional da indústria petrolífera. “A presença dos diretores e gerentes da indústria de petróleo e de toda a cadeia produtiva, bem como a manifestação de interesse da Petrobras, foram decisivos no processo de tomada de decisão pela escolha de Macaé”, disse o presidente da Sociedade Brasileira de Cartografia, Geodésia, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto (SBC), Paulo César Trino.

Na avaliação do presidente da SBC, as instalações do Macaé Centro atendem com vantagens as necessidades do Congresso e da Exposicarta. “Por se tratar de uma construção recente, o Macaé Centro tem no seu conjunto os espaços adequados à realização da feira, concomitantemente à apresentação dos trabalhos técnico-científicos, gerando uma integração científico-comercial única”, disse Trino.

Durante o congresso, os participantes terão acesso a trabalhos técnicos de alta relevância e de produtos da indústria mundial e nacional com instrumentos de tecnologia avançada. No Congresso serão apresentados 360 trabalhos orais, 120 posters, oito mesas redondas, quatro cursos nacionais e dois internacionais e três palestras internacionais. E ainda: visualização cartográfica, cartografia multimídia, fotogrametria arquitetônica, além de oferecer espaços para exposições técnicas e de cartografia para crianças.