Congresso Municipal das Águas de Macaé é realizado na Câmara

30/04/2015 12:38:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Maurício Porão

Congresso Municipal das Águas também conta com palestras

O Congresso Municipal das Águas de Macaé, com o tema "A Sociedade e Meio Ambiente", foi realizado nesta quinta-feira (30), no auditório da Câmara dos Vereadores. O evento faz parte da "Campanha de Uso Consciente da Água e de Preservação dos Recursos Hídricos - Use bem para ninguém ficar sem" , lançada no dia 22 de março com um abraço simbólico e plantio de árvores no entorno da Lagoa de Imboassica - e vai até 21 de maio. A programação foi organizada pela secretaria de Ambiente, com apoio da Agenda 21 e do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commads).

O secretário de Ambiente, Gerson Martins, agradeceu a presença de todos e ressaltou que o evento será importante para coletar informações que serão essenciais na preservação da água no município.

- Os desmatamentos contribuíram muito com a escassez da água. Nosso encontro discute questões importantes como o uso planejado, racionado e eficiente da água. A secretaria possui um projeto de recuperação de nascentes e matas ciliares com o replantio de mudas. Damos entrada no Ministério Público para realizar esse trabalho também em áreas privadas - informou.

O representante do Legislativo, o vereador Paulo Antunes, destacou a importância do evento e elogiou a iniciativa da secretaria de Ambiente de ter realizado o abraço simbólico no entorno da Lagoa de Imboassica. "O tratamento de esgoto na cidade é uma realidade. Sem tratamento de esgoto não há como ter água de qualidade", afirmou.

Na abertura do evento, que contou com a presença de autoridades, o secretário geral do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commads), Márcio Nascimento, destacou a importância da água para a vida.

- As atitudes de nós, humanos, é que influencia na preservação da água e do meio ambiente. Somos responsáveis em manter essa preservação e o que fizermos de bom ou ruim, com certeza um dia vai recair sobre nós -, ressaltou.

O presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Macaé e Rio das Ostras, Afonso Albuquerque, informou no seu discurso durante a abertura do evento, que o comitê foi criado em 2003. Ele falou também sobre a importância da elaboração do Plano de Recursos Hídricos.

- A nossa intenção é estimular a consciência das pessoas e dos municípios sobre a questão da preservação da água. Vamos ampliar esse diálogo e dar prioridade às drenagens, ao tratamento de água, esgoto e de resíduos sólidos - defendeu.

Palestras - O Congresso Municipal das Águas apresentou as palestras: "Reuso da água", com o diretor da TSM Ambiental, Itamar Miranda; "Técnicas para o Uso Consciente da Água na Agroeconomia", com a pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Marysol Schuler; "Recuperação de Mananciais degradados", com a representante do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Patrícia Napoleão e a palestra "Proteção de Nascentes", com o engenheiro agrônomo, professor e supervisor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Kurt Kaufmann Júnior.


Fotos Relacionadas